Alfarroba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A alfarrobeira (ceratonia siliqua L) é uma árvore originária da região mediterrânica que pode atingir 20 metros de altura.

Folhas persistentes e paripinuladas com folíolos ovalados de entre seis edez e cujo fruto, a alfarroba, (do árabe Al.harruba) é uma vagem, primeiro verde e depois acastanhada e que pode atingir 25 cm de comprimento.

Pensa-se que foi trazida pelos gregos da Ásia Menor eteria sido introduzida em Portugal pelos árabes, assim como o teriam feito em Espanha e no norte de África.

A alfarrobeira que gosta de áreas secas e soalheiras dá-se no sul do país, nomeadamenteno Algarve e zonas confinantes do sul do Baixo-Alentejo.

A parte mais valiosa do fruto é a semente que se utiliza na indústria farmacêutica, alimentar e cosmética.
A polpa tem sido essencialmenteutilizada na alimentação animal e a sua farinha é usada como antidiarreico.
Ultimamente utiliza-se como substituta do cacau no fabrico de chocolate. São conhecidos actualmente os saborosos licores aque dão origem.
A sua destilação origina aguardente.
A floração dá-se entre Fevereiro e Abril e a apanha entre Agosto e Setembro.

Naturalmente que esta árvore também existe no concelho deAlcoutim, penso que em maior número nas freguesias de Alcoutim e de Vaqueiros, mas em todo o concelho se encontram e algumas com portes consideráveis, principalmente nas proximidades do Guadiana.

Sãoárvores que se destacam pelo seu volume, configuração da copa e pela oferta de excelentes e sadias sombras.

Ainda que normalmente altas, varejam-se facilmente com uma cana pois o fruto é relativamentevolumoso e quando maduro cai ao mais leve toque. Apanham-se bem pela mesma razão.

O seu desenvolvimento é lento mas seguro e é considerável a sua longevidade.

Como tem raiz aprumada, de espigão,como diz o povo, não é fácil de transplantar como acontece por exemplo à oliveira, mesmo já bem adulta.

Nascendo espontaneamente aqui no concelho, o homem enxerta-a de borbulha, mas segundo...
tracking img