Alface

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
p r o g r a m a

p r a x i s

x x i

d

i

s

q

u

a

l
D I S Q U A L

optimização da qualidade e redução de custos na cadeia de distribuição de produtos hortofrutícolas frescos

Manual de Boas Práticas

Instituições do consórcio

D I S Q U A L

-

M A N U A L

D E

B O A S

P R Á T I C A S

-

A L F A C E

CARACTERIZAÇÃO
Aspectos Gerais A alface éuma planta pertencente à família Asteracea (antigamente Compositae), cujo nome científico é Lactuca sativa L.

Trata-se de uma planta herbácea, de ciclo anual, com raiz aprumada e pouco desenvolvida, mais ou menos ramificada segundo o modo de produção e tipo de solo. As folhas podem ser lisas ou frisadas, de forma arredondada, lanceolada ou quase espatulada, com os bordos recortados ou não; a corpode ir de verde claro até verde escuro, existindo cultivares avermelhadas ou arroxeadas pela presença de antocianinas. No início do seu desenvolvimento vegetativo, as folhas dispõem-se em roseta, podendo em seguida formar ou não repolho, conforme as cultivares. Na fase de repolhamento o caule é curto, com 2 a 5 cm, onde se inserem cerca de 40 folhas. Após o repolhamento o caule desenvolve-seformando uma haste floral ramificada, com cerca de 1 a 1,5 m de altura, com conjuntos de pequenas flores amarelas hermafroditas agrupadas em capítulos na extremidade. A alface é constituída essencialmente por água (95%), encontrando-se também algumas fibras (1,5%), açúcares (0,9%), minerais (0,7%), proteínas (1,25%), lípidos (0,2%), vitaminas e ácidos orgânicos, com pequenas variações entre tipos. Ovalor nutritivo é reduzido: 36 KJ (8,6 Kcal) por 100 g de parte comestível. Assim, a alface não é apreciada tanto pelo seu valor nutritivo mas mais pelas suas qualidades dietéticas (vitaminas e fibras), a sua fácil preparação e utilização decorativa.

CULTIVARES
Entre as cultivares de alface existe uma grande diversidade de formas, tamanhos e cores. Geralmente a classificação baseia-se emcaracterísticas como a forma da folha, tamanho, grau de formação do repolho, etc. Actualmente, as diferentes cultivares dividem-se em 6 grandes grupos: as alfaces tipo “Bola de Manteiga”, as “Batávias”, as “Romanas”, as “Grasses” ou “Latinas”, as “de folhas” ou “de cortar” e as “de caule” ou “alfaces espargo”.

1

D I S Q U A L

-

M A N U A L

D E

B O A S

P R Á T I C A S

-

A L FA C E

Alfaces Bola de Manteiga – formam repolhos arredondados, folhas lisas ou ligeiramente empoladas, macias e geralmente mais finas que as de folha frisada, sendo, por isso, mais sensíveis a danos físicos. Têm, geralmente, um ciclo cultural mais curto que as frisadas e atingem um menor tamanho. São vulgarmente conhecidas por alfaces de folha lisa. Alfaces Batávias – inclui as batávias deorigem europeia (conhecidas por batávias) e as de origem americana (mais conhecidas por alfaces do tipo Iceberg). A textura crocante das folhas é semelhante nas batávias e Iceberg, no entanto, as Iceberg formam repolhos maiores, mais fechados e mais firmes que as batávias. Ambas têm folhas com o bordo ondulado sendo, por isso, também conhecidas por alfaces frisadas. Romanas - apresentam uma posturaerecta, com folhas lisas, alongadas e estreitas, com a nervura principal grossa e quebradiça; forma repolhos cilíndricos, geralmente pouco firmes. O sabor distingue-se das restantes por ser mais adocicado. São muito cultivadas e consumidas na bacia mediterrânica. Grasses ou Latinas – são muito semelhantes às alfaces “bola de manteiga”, distinguindo-se delas pelo seu menor porte e maior espessuradas folhas. Também têm um porte ligeiramente mais erecto das folhas da base. Alfaces de folhas - as plantas têm um aspecto aberto e não formam repolho. A forma e a cor das folhas variam consideravelmente. Algumas apresentam folhas muito frisadas e outras profundamente lobadas, como as folhas dos carvalhos. Alfaces de caule - não formam repolho; têm um caule comprido e carnudo, ramificado ou não....
tracking img