Alfabeto Letra Mai Scula E Minusc La

288 palavras 2 páginas
1ª atividade: aproximadamente 60 minutos.
IDENTIFICAÇÃO DOS NOMES Usar diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos.
Identificar as letras do alfabeto em seus diferentes tipos (letra de imprensa maiúscula e minúscula e letra cursiva maiúscula e minúscula)
Conteudo alfabeto
Professor, a partir do nome de cada aluno, sugerimos a apresentação dos diferentes tipos de letras. Prepare para cada aluno três tiras de papel contendo em cada uma delas a escrita do nome do aluno em um tipo de letra. Exemplo: Imprensa maiúscula

Imprensa minúscula

Cursiva

Fonte das imagens: Imagens da própria autora.

Prepare também, uma ficha de papel em branco para cada aluno de 20 cm x 6 cm.

Professor, distribua para cada aluno, 1(uma) ficha de papel em branco e 3 (três) tiras, cada uma com um tipo de letra e um nome diferente.
Veja as tiras que o aluno Davi recebeu:

Fonte: Imagem da própria autora. Solicite que cada aluno leia os nomes recebidos e entregue as tiras para os alunos correspondentes.
Assim que todos estiverem com suas tiras nos diferentes tipos de letra peça para colarem na ficha em branco.
Veja como ficará a ficha do aluno Davi:

Fonte: Imagem da própria autora. Após a exploração de alguns nomes, peça aos alunos que digam como identificaram as mesmas letras escritas de formas diferentes. Isso os deixará atentos às semelhanças e diferenças entre as formas de grafar a mesma letra.
Professor, os alunos poderão procurar nos diversos suportes escritos, os quatro tipos de letra, da letra inicial do seu nome e colar nas extremidades da ficha. Dessa forma, essa ficha acompanhará o aluno durante o ano letivo como material de apoio. Para maior durabilidade das fichas sugerimos que as plastifique.

Relacionados