ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1458 palavras 6 páginas
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ANA PAULA BRITO DA SILVA

Buscamos discutir nesse artigo a importância da formação de professores bem qualificados e preparados, para desenvolver junto ao educando o processo de alfabetização e letramento. Essa discussão foi oportunizada a partir da participação em nas disciplinas, atividades e estágios supervisionados desenvolvidos no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Segundo Maria Angélica,
[...] os processos de alfabetização e letramento dizem respeito ao domínio de habilidades que não podem ser naturalmente conquistadas, uma vez que, por envolverem conteúdos complexos e resultantes de convenções socialmente estabelecidas, exigem a ação de um mediador competente. (LUCAS, 2010, p. 110)
Observamos assim, a importancia do professor estar bem preparado para desenvolver junto ao educando o processo de alfabetização e letramento, pois ainda que o ensino da leitura e da escrita seja um grande desafio é importante que o professor desenvolva um trabalho adequado capaz de formar alunos alfabetizados e letrados, pois quando os alunos fracassam nessa aprendizagem, eles têm seu processo educacional comprometido, o que pode acarretar, em alguns casos, a descontinuidade dos estudos.
Para dar continuidade a esta discussão é importante esclarecer os conceitos de alfabetização e letramento. Letramento é uma condição de ser letrado. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever, letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento é utilizada no processo de inserção

Relacionados

  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas