Alfabetizar e letrar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Fabíola Camargo Miranda
Perpétua
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0235) – Prática do Módulo IV
24/04/2012



RESUMO


Diante das novas exigências de comunicação do mundo pós-moderno, vimos ocorrer algumas mudanças nos conceitos de alfabetização culminando no se convencionou chamar de letramento. As mudanças nos conceitosdo que significa alfabetizar em face das novas exigências de comunicação do mundo pós-moderno convencionou-se a chamar de letramento. Como exemplo, podemos citar o vocabulário próprio e o domínio de leitura dos chamados ambientes virtuais presentes nos computadores, nos telefones celulares, nos terminais de caixas eletrônicos e mesmo na televisão. Assim todos que pretendem transitar de maneiraindependente nesses contextos sociais precisam estar capacitados para essas práticas e essa capacitação requer dois aspectos ou "facetas" como propõe Magda Soares. A primeira faceta é a alfabetização entendida como o domínio de uma tecnologia alfabética e ortográfica, e a segunda é a competente utilização desse conhecimento para uma eficaz comunicação dentro dos diversos contextos sociais, ou seja, afaceta do letramento. Dessa forma, o clímax deste texto é evidenciar a necessidade de se alfabetizar letrando com metodologias diversificadas de ensino e novos conteúdos que considerem as novas formas de se executar tarefas cotidianas que envolvam leitura e escrita na sociedade atual.

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Alfabetizar letrando. Letrar alfabetizando.




1 INTRODUÇÃOAo longo dos anos a alfabetização escolar tem sido alvo de inúmeras controvérsias teóricas, exigindo que a escola e, sobretudo, aqueles profissionais que lidam com o desafio de alfabetizar se posicionem em relação às mesmas, o que certamente terá consequências para as prática pedagógicas que irão adotar.
Diante das novas exigências de comunicação do mundo pós-moderno, vimosocorrer algumas mudanças nos conceitos de alfabetização culminando no se convencionou chamar de letramento.
O conceito de leitura e escrita e consequentemente o de alfabetização vem se sofisticando ininterruptamente exigindo inclusive a apropriação tanto das novas tecnologias quanto das formas de comunicação que tais tecnologias se apropriaram.
As mudanças nos conceitos do que significaalfabetizar em face das novas exigências de comunicação do mundo pós-moderno convencionou-se a chamar de letramento. Como exemplo, podemos citar o vocabulário próprio e o domínio de leitura dos chamados ambientes virtuais presentes nos computadores, nos telefones celulares, nos terminais de caixas eletrônicos e mesmo na televisão.
Assim todos que pretendem transitar de maneira independentenesses contextos sociais precisam estar capacitados para essas práticas e essa capacitação requer dois aspectos ou "facetas" como propõe Magda Soares. A primeira faceta é a alfabetização entendida como o domínio de uma tecnologia alfabética e ortográfica, e a segunda é a competente utilização desse conhecimento para uma eficaz comunicação dentro dos diversos contextos sociais, ou seja, a faceta doletramento.
2 ALFABETIZAÇÃO x LETRAMENTO

No Brasil, durante décadas predominou a discussão acerca da eficácia dos métodos de alfabetização, gerando-se confrontos entre os chamados métodos sintéticos e analíticos chegando-se a uma combinação de ambos nos chamados métodos analítico-sintéticos. Para prevenir as inevitáveis diferenças individuais na aprendizagem inicial da leitura e daescrita e evitar os eventuais fracassos que os métodos em si não eram capazes de contornar, elegeu-se um conjunto de pré-requisitos para uma alfabetização bem sucedida, privilegiando-se principalmente uma maturidade dos aspectos perceptuais e motores aliada a um domínio da linguagem oral.
Toda esta tradição estava vinculada a uma concepção de alfabetização segundo a qual, a aprendizagem...
tracking img