Alfabetizar para quê

Páginas: 4 (966 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
FICHAMENTO

ALFABETIZAR PARA QUÊ?
UMA PERSPECTIVA CRÍTICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

LEITE, Sérgio Antônio da Silva (org.). Alfabetização e letramento: contribuições para as práticaspedagógicas. Campinas, SP: Komedi: Arte Escrita, 2001

Alfabetizar e alfabetização são conceitos que, por serem socialmente construídos, mudam historicamente. Alfabetização já foi sinônimo deconjunto de habilidades técnicas (COOK-GUMPERZ, 1991, p.34).
A decifração e a dominação do código (processo mecânico) são entendidas como os aspectos centrais do processo, acarretando comoconsequência a ênfase na preocupação com o erro ortográfico e a descontextualização da própria atividade de leitura e escrita (p.34).
Este novo conceito é o “alfabetismo” ou “letramento”, que se refereà condição que assume o sujeito alfabetizado. Nesse sentido, é o conjunto complexo que engloba, além de um conjunto de comportamentos individuais, como as habilidades técnicas de leitura e escrita, umconjunto de comportamentos sociais (p.34).
O letramento é caracterizado, nessa perspectiva, como “um conjunto de práticas governadas pela concepção de ‘o que’, ‘como1, ‘quando’ e ‘por que’ensinar a ler e escrever” (p.35).
Sua importância está em possibilitar, pela conscientização, a transformação das “relações e práticas sociais consideradas indesejáveis ou injustas (p.12). Nessesentido, FREIRE (in FREIRE e MACEDO, 1990) afirma que a alfabetização é um ato político e, portanto não pode ser reduzida ao puro aprendizado mecânico de leitura e escrita” (p. 36).
“Seralfabetizado não é ser livre; é estar presente e ativo na reivindicação da própria voz, da própria história e do próprio futuro” (GIROUX, apud FREIRE e MACEDO, op. Cit., p.11) (p.36).
Para FREIRE(1980), a conscientização deveria ser “o primeiro objetivo da educação” (p.40): somente o amadurecimento da consciência possibilita ao indivíduo passar do nível de consciência ingênua ao de consciência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetizar
  • alfabetizar
  • alfabetizar
  • Alfabetizar
  • Alfabetizar
  • Alfabetizar
  • alfabetizar
  • Dificuldades para alfabetizar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!