Alfabetizando idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

RAQUEL CUSTÓDIO JORGE








PROJETO DE AÇÃO: Alfabetizando Idosos


MÓDULO VI– NOTURNO






Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório II.
Supervisionado pela Assistente Social Berenice AparecidaOliveira Melo – CRESS: 8817.
Orientador Acadêmico: Suzana Rodrigues Coutinho – CRESS: 9133
Orientador de Estágio: Adarly Rosana Moreira Goes





Montes Claros
[pic]



INTRODUÇÃO


O aumento da população idosa em nosso país demanda um repensar de ações e políticas que proporcionem aos idosos umenvelhecimento digno, pois com o aumento da expectativa de vida faz-se necessário pensar também na qualidade desses anos que sobrevieram.
A Constituição Federal de 88 e o Estatuto do Idoso de 2003 estabeleceram alguns direitos fundamentais para a vida do idoso e entre eles está o direito a educação como forma de exercer uma influência positiva na qualidade de vida dos idosos. Para MariúzaPelloso Lima, “a educação vem ajudar o idoso a construir a sua velhice de maneira digna, inserido na família, na sociedade, estirpando estigmas que o aprisionam”.
Após a realização de algumas visitas a idosos do bairro Jardim Eldorado, reconhecemos que o analfabetismo é uma realidade marcante na vida dos visitados contribuindo sobremaneira para a exclusão social.
Diantedeste contexto optamos por elaborar um Projeto de Ação para a alfabetização dos idosos da Comunidade Jardim Eldorado compreendendo que pela alfabetização poderemos promover a adaptação social e melhoria na qualidade de vida desses idosos.









[pic]

ANEXO II
Relatório de estágio II – Projeto de Ação

1 - APRESENTAÇÃO
• Nome do Projeto: Alfabetizando Idosos
• Local:Comunidade Jardim Eldorado – Montes Claros/MG, formada por trabalhadores do setor industrial advindos da zona rural e de algumas cidades da região.
Em meados de 1964 iniciou o processo de industrialização do município de Montes Claros/\MG o que proporcionou uma grande imigração de famílias oriundas de cidades vizinhas e principalmente da zona rural com a perspectiva de melhorar ascondições de vida por meio de empregos nas indústrias. Vários bairros foram se formando em torno do distrito industrial e um deles é o Jardim Eldorado.
Hoje, cerca de 1.688 famílias ali residem, com uma população de 6.241 pessoas sendo que 554 são idosos, e muitos deles foram os primeiros moradores do bairro.
O bairro possui toda infra-estrutura necessária como esgoto,água, energia, ruas asfaltadas, posto de saúde, 02 escolas, 01 CEMEI, 02 ESF(Estratégia Saúde da Família), creche, lavanderia comunitária e a Associação comunitária. É um lugar tranqüilo onde se encontra em vários lares, idosos que vieram para trabalhar e não tiveram a oportunidade de estudar. São poucos os idosos que assinam o nome e raros são os que conseguem ler uma frase. Vivem dentro de casa, namaior parte do tempo estão sozinhos, e sem oportunidades de conviverem socialmente, pois é difícil participar de uma novena sem ler, pegar um ônibus ou até mesmo entender os cartazes do posto de saúde.
• Nome do Técnico: Wania Maria Pinheiro Fernandes e Almeida
• Data da elaboração do projeto: 29/11 a 18/12/2010 – 24/01 a 05/02/2011

[pic]

2 - JUSTIFICATIVA
Entende-seque a alfabetização é um fator determinante para melhorar a qualidade de vida dos idosos da Comunidade Jardim Eldorado, pois além de proporcionar a elevação da auto-estima, estimula o convívio familiar e social, favorecendo a longevidade. Existem estudos comprovando que “pessoas com idade avançada tiveram grande melhora na saúde após aprenderem a ler e escrever”.
Segundo Elisandra...
tracking img