Alfabetiza O Que O Educador Procura Propiciar No Educando O Gosto Pela Leitura E O Respeito Pela L Ngua Materna

323 palavras 2 páginas
alfabetização que o educador procura propiciar no educando é o gosto pela leitura e o respeito pela língua materna, mas torna-se viável que o professor que alfabetiza seja também um conhecedor das variações linguísticas, da estrutura e do funcionamento da língua e também das variações dialetais que se apresentam em uma sala de aula. professor alfabetizador tem conhecimentos linguísticos, fica mais fácil o respeito dos vários dialetos regionais apresentados pela língua a qual vai ensinar e que está presente no cotidiano da sala de aula.
O alfabetizador deve buscar, com o seu trabalho, conhecimento sobre a linguagem, pois os alunos fazem parte desse processo comunicativo. Nesse sentido, é fundamental reconhecer que o processo alfabetizador é um processo de interação com a língua, em que os aprendiz tornam-se produtores e realizam ações de reflexão sobre a linguagem. O professor está em constante processo de formação. A formação docente deve ser contínua. Assim, a formação “não se constrói por acumulação”e uma boa formação não é aquela que dá “títulos”, mas que é capaz de proporcionar Conhecimentos. A partir da formação inicial e continuada e de todo conhecimento apreendido.

Considerações Finais
A nossa alfabetização é vista mais sobre os olhos do voluntarismo do que qualquer outra coisa. Os professores de alfabetização são vistos como benfeitores mal remunerados e com precárias condições de trabalho e formação profissional. Costuma-se empurrar a educação “com a barriga”, sem esforço algum, num processo de osmose, onde o principal foco é conhecimento científico e o texto tipo ensaio, instrumentos validados e prestigiados pelo ensino elitista e excludente. A escola brasileira alfabetiza o indivíduo, mas não o torna letrado. Há no pensamento mais íntimo de grande parte dos governantes e diretores educacionais a idéia de que a alfabetização,

Relacionados