Alfabetização e letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alfabetização
E
Letramento



UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Campus: CENTRO
Curso: PEDAGOGIA-EAD-4° PERÍODO
Disciplina: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Professor: JANE RANGEL
Aluna: MARIA DELOURDES DA SILVA ALDAMA
Matrícula: 2009040046

Trabalho de conclusão de disciplina

ALFABETIZAR LETRANDO.

JUSTIFICATIVA:

Nos últimos anos ocorreu uma radical mudança do paradigma emrelação ao processo de alfabetização.
A partir da década de 1990 tem se discutido à necessidade de se alfabetizar letrando. Segundo Soares (2003, b), alfabetização e letramento são processos interdependentese específicos, e não tratar a alfabetização com especificidade é desinventá- La.

OBJETIVOS:

Analisar criticamente os diferentes métodos de alfabetização e a postura do educador/professor alfabetizador.

INTRODUÇÃO:

Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrario: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever nocontesto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.
A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento comoinício da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esseaprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizadanas nossas escolas.
Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou indivíduo como conseqüência de ter- seapropriado da escrita (SOARES, 2003). Surge, então, um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas “que, ou o que é versado em letras ou literatura; literato” (MICHAELIS), e que agora...
tracking img