Alfabetização e letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alfabetização e Letramento

Shirlaine de Jesus Oliveira[1]

RESUMO

O objetivo deste trabalho é focalizar a questão da alfabetização e letramento
nas séries iniciais do ensino fundamental, para tanto, será necessário definir o que é Alfabetização, e Letramento. Trazendo resultado e classificações de cada termo e suas contribuições para o método educativo.

Palavras-Chave: Alfabetização eLetramento nas séries iniciais do ensino fundamental.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a diferença entre os termos Alfabetização e Letramento, trazendo um pouco da historia e métodos de cada processo de alfabetizar e letrar, mostrando a importância do conhecimento e não do simples decorar.

Alfabetização e letramento são termos pouco usados em nossas escolase no aprendizado de nossos alunos. O primeiro passo para entendermos o que é Alfabetização e Letramento é mudarmos o foco de nosso ensinamento, o que o mundo globalizado quer de cada individuo é a habilidade de aprender a pensar, a observar. Só que isso, infelizmente não é ensinado. Hoje observar o mundo, trancafiados que ficam numa sala de aula, estrategicamente colocados bem longe do dia a diae da realidade. Nossas escolas nos obrigam a estudar mais os livros antigos do que a nossa realidade, não que estudar o que passou não seja importante, claro que sim, olharmos o que Rousseau, Platão ou outro pensador fez é fundamental para entendermos a construção do conhecimento, pois os livros bons confirmarão o que já se suspeitava. (Ana Teberosky 2003),
Ensinar a observar deveria ser oprimeiro passo de nossos educadores, as maiores descobertas não sugiram da lógica, do raciocino ou de uso de teoria, mas de simples observações.
Ensinar a observar não é fácil. Primeiro precisamos eliminar os preconceitos, ou pré-conceitos, que são carga de atitudes e visões incorretas que alguns nos ensinam e nos impedem de enxergar o verdadeiro mundo.

Onde fomos buscar essa novapalavra, letramento?

Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa literacy: a condição de ser letrado – dando a palavra letrado sentido diferente da que vem do português . Em inglês, o sentido de literate é o adjetivo que caracteriza a pessoa que domina a leitura e a escrita, e literacy designa o estado ou condição daquele que é literate, daquele que não só sabe ler e escrever,mas também faz uso competente freqüente da leitura e da escrita. (Ana Teberosky 2003)
Letramento é o resultado da ação de “letrar-se”, se dermos o verbo “letrar-se” o sentido de tornar-se letrado, ou seja, é a conseqüência da ação de ensinar e aprende as praticas sociais de leitura e escrita.
O individuo letrado, é o individuo que vive em estado de letramento, é não só aquele quesabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita. (Ana Teberosky 2003)
Porque surgiu a palavra letramento?

Palavras novas aparecem quando novas idéias ou novos fenômenos surgem. Convivemos o fato de existirem pessoas que não sabem ler e escrever, pessoas analfabetas, dedeo Brasil colônia, e ao longo dos séculos temos enfrentado o problema de alfabetizar. (Ana Teberosky 2003)
a medida que o analfabetismo foi e continua sendo superado, que um número cada vez maior de pessoas apreendem a lê e a escrever, um novo fenômeno se evidencia: “ não basta apenas aprender a ler e escrever”, se faz necessário adquirir competência para usar a leitura e a escrita paraenvolver-se com as praticas sociais. (Ana Teberosky 2003)

Diferença entre Alfabetização e letramento

Alfabetização: ação de ensinar/aprender a ler e a escrever. Não criticando métodos ou modos de ensino mas sim buscando a diferença de resultados de cada um notamos que o antigo método das cartilhas apresenta o método de memorização de palavras prontas divididas em silabas ou em uma linguagem irreal a...
tracking img