Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos

3
Revista Filosofia Capital ISSN 1982-6613

Vol. 3, Edição 7, Ano 2008.

A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Suely Santana Chaves aryana8@yahoo.com.br

Brasília-DF2008

4
Revista Filosofia Capital ISSN 1982-6613

Vol. 3, Edição 7, Ano 2008.

A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS1 Suely Santana Chaves2 aryana8@yahoo.com.br RESUMOEsta pesquisa intenciona esclarecer o problema do letramento na Educação de Jovens e Adultos. Será apresentado o letramento como um fenômeno de cunho social, e que salienta as característicassócio-históricas ao se adquirir o sistema de escrita por um grupo social. Será tratado o problema da alfabetização e do letramento. E os fatores pertinentes ao processo de inclusão social e o processo deaprendizagem, por meio das mudanças decorrentes do letramento. A importância desta pesquisa é demonstrar que as práticas do letramento desvinculadas da realidade não atendem a real necessidade do aluno queprecisa interferir na sua realidade social. Palavras-chave: EJA – Letramento – Alfabetização – Realidade – Aluno.

O letramento e seu desenvolvimento no Brasil O termo letramento foi introduzido noBrasil na década de 80. A primeira aparição foi no livro de Mary Kato, de 1986. “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística”. A autora não conceitua a palavra letramento, mas a utilizou váriasvezes em seu texto. Logo na introdução ela relata o seguinte:
Acredito ainda que a chamada norma-padrão, ou língua falada culta é conseqüência do letramento, motivo por que, indiretamente, é funçãoda escola desenvolver no aluno o domínio da linguagem falada institucionalmente aceita. (KATO, 1986, p. 07).

Dois anos depois, o termo letramento surge em outra obra, “Adultos não alfabetizados: oavesso do avesso”, de Leda Verdiani Tfouni. No primeiro capítulo, a autora distingue alfabetização de letramento. Dedica páginas à definição de letramento. Posteriormente o termo é
1

Parte do...
tracking img