Alfabetização: a importância do professor no desenvolvimento da competência leitora nas séries iniciais do ensino fundamental.

INTRODUÇÃO

Como alunas do curso de pedagogia e futuras pedagogas, as autoras deste trabalho vivenciaram nos estágios em sala de aula, as necessidades e dificuldades ao tratar do desempenho dosalunos no processo da linguagem oral e escrita.
Decidiu-se enfocar a importância do professor no desenvolvimento da competência leitora na alfabetização de crianças nas séries iniciais de EnsinoFundamental, tendo em vista que vivemos em uma sociedade letrada, em que a leitura é parte integrante do indivíduo, facilitando o acesso a conhecimentos, formação do senso-crítico, autonomia e compreensãodo mundo.
Acreditou-se tratar-se de um assunto importante na área da educação, no atual contexto sócio-histórico, uma vez que os futuros e atuais professores somos co-responsáveis pela alfabetizaçãode nossas crianças.
Percebeu-se que, aos poucos, as escolas brasileiras estão sentindo a necessidade de se aprimorar na tarefa de alfabetizar. Sabemos também, que o pouco acesso à cultura escrita eà leitura se devem às condições sociais e econômicas em que vive parte da população de nosso país.
Atualmente, na área da alfabetização, muitas são as dúvidas de como seria a melhor forma deproceder para instigar na criança o interesse à leitura e a escrita.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, a conquista da escrita alfabética não garante ao aluno apossibilidade de compreender e produzir textos em linguagem escrita. Essa aprendizagem exige um trabalho pedagógico. Quando são lidas histórias ou notícias de jornal para crianças que ainda não sabem ler eescrever, ensina-se a elas como é organizado o sistema da escrita.
Neste trabalho parte da seguinte premissa: o desenvolvimento do professor da competência leitora nas séries iniciais do EnsinoFundamental influencia no processo de alfabetização da criança.
Como problema de pesquisa buscou-se saber se este desenvolvimento do professor da competência leitora pode influenciar positivamente no...