Alfabetização tecnológica

Páginas: 10 (2257 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
Alfabetização Tecnológica do Professor

Introdução

Sabe-se que a existência dos meios audiovisuais cria certa expectativa e uma situação incômoda do ponto de vista pedagógico e cultural, já que, atualmente, o professor não é mais o detentor de todo o conhecimento e o aluno aquele que apenas aprende, ao contrário, o aluno, muitas vezes, traz conteúdos que o próprio mestre desconhece,isto porque aquele pertence a uma civilização icônica, enquanto este pertence a uma civilização pré-icônica, necessitando de uma preparação para que, desta forma, tenha competência para realizar seu trabalho, consciente dos diversos meios que podem levar ao raciocínio e ao conhecimento, além da tradicional aula expositiva.

A presente síntese visa abordar os seguintes temas relacionados àalfabetização tecnológica do professor: professor e tecnologia, sociedade e tecnologia, conceito de alfabetização tecnológica do professor e a contribuição dos professores.

Professor e Tecnologia

A tecnologia se apresenta atuante no que diz respeito à sua aplicação na área educacional, por isso o termo alfabetização tecnológica, visto que o professor deve ser capacitado a enfrentar os novosdesafios que a dinâmica da sociedade em que se vive traz.

Ao transformar as maneiras pelas quais adquiriria sua sobrevivência, o homem modificou profundamente suas relações, principalmente a partir das tecnologias criadas para a transmissão de conhecimentos e informações, assim teve-se, sucessivamente, o surgimento da escrita, da imprensa e, finalmente, da informatização.

O papel da educaçãodeve ser o de democratizar o acesso ao conhecimento, à produção e interpretação destas tecnologias, suas linguagens e conseqüências, desta forma, torna-se indispensável o preparo do professor para que as utilize pedagogicamente.

Pode-se facilmente perceber que a tecnologia ultrapassou os limites da realidade social de cada indivíduo, já que, mesmo aquelas pessoas sem condições dignas desobrevivência são expostas a algum equipamento automatizado. É extremamente difícil encontrar-se alguém que não possua uma televisão ou um rádio, ou que não os utilize em algum local, até mesmo no trabalho, para tanto, é preciso que estejam aptos a interpretarem e criticarem as mensagens recebidas através destes meios de comunicação, e nesta responsabilidade, o professor é quem deverá estar semprepresente e preparado, para tanto, é necessário que o mesmo alie-se à tecnologia e não oponha-se à mesma, visto que não se pode retroceder o tempo.

Como a escola deve ser capaz de formar cidadãos conscientes para o trabalho e para a vida, e como esta não pode estar dissociada dos recursos tecnológicos, surge um novo conceito, o de Tecnologia Educacional, instrumento que se tornou valioso noatendimento às exigências de racionalidade e eficiência. Concretiza-se pela aplicação de novos conceitos, teorias, princípios e técnicas para a renovação da educação.

Sociedade e Tecnologia

Diante das mudanças aceleradas na sociedade em que se vive, muitos teóricos buscaram compreender, definir e produzir conhecimento sobre os rumos desta sociedade com predomínio tecnológico. Desta forma,termos como “revolução tecnológica” e “transição” foram utilizados para a definição deste momento.
Estes termos, porém, indicam uma transformação radical nos conceitos de uma época e não uma ruptura total.
Todos os teóricos que tentaram produzir algo sobre o avanço da tecnologia nos seus vários campos de atuação, tinham em mente uma preocupação central: que a igualdade e a justiça socialfundamentassem o uso da tecnologia no mundo, visto que o capitalismo fundamenta-se na exclusão, portanto, seria necessário que se democratizasse o acesso aos benefícios destas novas tecnologias.
A partir da Segunda Guerra, o desenvolvimento tecnológico ganhou mais força, o que propiciou mudanças nas relações sociais; e foi o uso dos computadores, na década de 50, que desencadeou essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologicas
  • ERA TECNOLOGICA
  • Era tecnológica
  • Alfabetização
  • alfabetizaçao
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!