Alfabetização ou letramento?

Páginas: 52 (12819 palavras) Publicado: 20 de abril de 2011
FAPI – Faculdade de Pinhais

Silvia Elena Lopes

Maria do Carmo Barbosa da Silva

ALFABETIZAÇÃO OU LETRAMENTO?

PINHAIS

2011

FAPI – Faculdade de Pinhais

Silvia Elena Lopes

Maria do Carmo Barbosa da Silva

ALFABETIZAÇÃO OU LETRAMENTO?

Monografia apresentada como TCC do Curso de Especialização em Ead – Formação de Tutores, daFPI/ITDE, tendo como professora Orientadora Rosa Silveira Ramos.

PINHAIS

2011

Dedicatória

Dedico este trabalho a todos os que direta ou indiretamente contribuíram pra a apresentação deste trabalho.

Agradecimento

Agradeço a Deus e a todos que me ajudaram na conclusãodeste curso.

“Interagir é permitir que viajemos pelo mundo, descobrindo e conhecendo novos lugares, vivencias e experiências com outras culturas e pessoas, seja presencial ou virtualmente, conquistando, assim, maior autonomia, produzindo conhecimento e construindo nossa própria história. Talvez a interação com o outro seja o verdadeiro caminho em buscaprópria felicidade”.

Rosane Hopp

RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi destacar a importância do letramento na formação educacional. Investigar a prática e a alfabetização nas escolas públicas. Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “Litercy”, que pode ser traduzida com a condição de ser letrada. O vocabulário letramento passou a ser utilizado no Brasil em meados dos anos 80. Hoje domina boa parte das discussões a cerca das novas perspectivas do ensino do sistema alfabético. Podemos definir hoje o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita.Atualmente sociedades inteiras estão cada vez mais centradas na escrita. Ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever tem se revelado em condições insuficiente para responder adequadamente as demandas contemporâneas. É preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano. A cada momento, multiplicam-se as demandas por práticas de leituras e de escrita, não só na chamada cultura do papel, mastambém na nova cultura da tela, com os meios eletrônicos, que ao contrário do que se costuma pensar, utilizam-se fundamentalmente da escrita, são seus novos suportes. A discussão do letramento surge sempre envolvida no conceito de alfabetização,o que tem levado a uma inadequada e imprópria síntese dos procedimentos, com prevalência do conceito de letramento sobre alfabetização. Não podemos separá-los,pois a principio o estudo do aluno no universo da escrita se dá concomitantemente por meio desses dois processos: a alfabetização e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita nas praticas sociais que envolvem a língua escrita, letramento.

Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita, Aluno.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................... 7

2. COMPREENDENDO A RELAÇÃO ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ............................................................................................... 10

2.1 DEFININDO A ALFABETIZAÇÃO ............................................................ 13

2.2 DEFININDO O LETRAMENTO................................................................ 16

3. LETRAMENTO E ALBABETIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ........................................................................................... 20

3.1 AS DIMENSÕES DO APRENDER A LER E A ESCREVER .................... 22

3.2 O DESAFIO DE ENSINAR A LER E ESCREVER .................................... 23

4. PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização e Letramento
  • alfabetizaçao e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • alfabetização e letramento
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
  • Letramento e Alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!