Alfabetização letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 59 (14624 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Associação Península Norte de Educação Ciência e Cultura – Faculdade CECAP -

CURSO DE PEDAGOGIA

Denise Maria Schmitt Andriola Enock Pereira Borges Júnior Renivaldo Ferreira

ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO NA CONCEPÇÃO DE ALGUNS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO DISTRITO FEDERAL

Orientadora: Bernadette de Castro Salles

BRASÍLIA- 2007

Enciclopédia Biosfera, N.04, 2007 ISSN 1809-0583

2Dedicamos este trabalho de pesquisa a todos aqueles que estão comprometidos na constante melhoria da qualidade na educação.

Enciclopédia Biosfera, N.04, 2007 ISSN 1809-0583

3

Agradecemos a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esta pesquisa se realizasse.

Enciclopédia Biosfera, N.04, 2007 ISSN 1809-0583

4

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa semensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro” Paulo Freire

Enciclopédia Biosfera, N.04, 2007 ISSN 1809-0583

5

RESUMO Este estudo visa compreender as relações entre o analfabetismo funcional e as práticas de leitura e escrita realizadas em classes de alfabetização. Trata-se de uma Pesquisa de Campo, do tipo Qualitativo-Descritiva, cuja finalidade foi analisar e descrever ocontexto de alguns professores alfabetizadores que atuam em escolas do Distrito Federal, identificando o conhecimento destes profissionais no que se refere às concepções de leitura/escrita e de alfabetização/letramento, bem como à influência desses conceitos em sua prática pedagógica. Infere-se que um dos principais motivos desse “fracasso” deve-se ao desconhecimento do professor de que lersignifica interpretar, reagir e integrar mensagens escritas. A falta desse conhecimento leva-os a um tipo de prática descontextualizada que pode ser identificada pela falta de clareza e objetividade ao tratar dos conceitos abordados nas entrevistas. Observou-se que, de modo geral, os professores pesquisados valorizam apenas parcialmente os usos e funções da língua escrita e seus conhecimentos sobrealfabetização/letramento, na maioria dos casos, são bastante limitados. Verificou-se que as respostas mais coerentes partiram dos professores com um nível mais elevado de formação, constatando-se, assim, que um maior conhecimento por parte do professor está estritamente relacionado a um nível mais elevado na sua formação profissional.

Palavras-chave: leitura, escrita, alfabetização, letramento,professor.

Enciclopédia Biosfera, N.04, 2007 ISSN 1809-0583

6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................07 CAPÍTULO 1........................................................................................................................10 1.1 O desenvolvimento da linguagem e a função simbólica................................................10 1.2 A Linguagem Oral...........................................................................................................11 1.3 A Leitura.........................................................................................................................13 1.4 O Desenho como forma derepresentação.......................................................................17 1.5 A aprendizagem da leitura e da escrita, a alfabetização..................................................19 1.6 Letramento..................................................................................................................... 21 1.7 O papel da escola..........................................................................................................23 1.8 Os métodos de alfabetização...........................................................................................25 CAPÍTULO 2 .......................................................................................................................27 2.1 O referencial Metodológico............................................................................................27...
tracking img