Alfabetização científica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação, 2ª ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2001. 440 p. (Coleção educação em química)

Autora: Francieuda Bezerra de Sousa*

Attico Chassot é licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em Educação e no ano de 2002 fez pós-doutorado em Ciências Humanas na UniversidadeComplutense de Madrid. Desde agosto de 2007 é professor do Centro Universitário Metodista IPA, onde se envolve no ensino tanto da graduação como na pós-graduação e pesquisa na área de Alfabetização Científica e de História da Ciência. Foi professor titular da FAPA, PUCRS, UFRGS, ULBRA e UNISINOS. Foi Diretor Geral (Escola Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) do colégio Israelita Brasileiro, dePorto Alegre (1993-1994), também foi membro do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. De maneira continuada é convidado para dar cursos e fazer palestras para professores de diferentes estados do Brasil a cerca de temas que o envolvem, tais como Alfabetização Científica e História da Ciência. O mesmo tem o mérito de sintetizar reflexões sobre educação em ciências de forma a marcar ainterpretação da ciência como uma produção cultural.

O livro Alfabetização científica: questões e desafios para a educação tem por objetivo demonstrar que falar de ciência significa também falar de história e cultura de uma forma mais ampla, discutindo-se questões tais como: cidadania, tecnologias, formação de professores, linguagem, história, política, saberes populares e escolares ereligião. Está dividido em dezoito capítulos nos quais o autor demonstra seus conhecimentos a respeito de várias temáticas, e ainda contém um epílogo, ou quase uma despedida e também uma bibliografia referida. Este texto, em cada um dos seus 18 capítulos, fala de como tornar o professor envolvido no ensino Ciências, sendo capaz de alfabetizar cientificamente as pessoas para que consigam não apenasentender o mundo em que vivem, mas mudá-lo e mudá-lo para melhor.

No capítulo 1, Attico busca mostrar o verdadeiro significado de uma alfabetização cientifica, pois este é um termo pouco usado no nosso cenário atual e assim fala-se também em alfabetização em língua materna (alfabetização formal), onde há prevalência da leitura e da escrita e também da alfabetização matemática, que consiste naassociação dos números com linguagem utilizada. O autor ainda sintetiza que a alfabetização científica deve ser trabalhada desde o ensino fundamental e médio, como novas exigências na seleção de conteúdos.

Em [Des] adjetivando a Ciência procurou-se ampliar as imagens sobre as quais a nossa sociedade se desenvolve, através do resgate histórico do marco zero da história brasileira, ochamado descobrimento, pois antes desse período nenhum de nós é capaz de citar o nome de algum homem ou alguma mulher que tenha vivido aqui no Brasil antes da descoberta em 22 de abril de 1500, mesmo sabendo que aqui já existiam colonizadores (os índios), que tinham seus costumes, sua religião e até sua educação e que depois tiveram tudo isso dado por esquecido, pois foram julgados como preguiçosos, epor não conhecerem a Cristo. Mas este capítulo reúne um pouco algumas adjetivações que usualmente se colocam na Ciência, como Antiga, Medieva e Moderna, especulando-se que os seguintes adjetivos: Antiga e Medieva desqualificam a Ciência e que apenas aquilo que é Ciência Moderna tem reconhecimento acadêmico.

O Capítulo 3 transcorre sobre o impacto da tecnologia na educação, através de umhistórico de como era a educação há muitos anos atrás e como esta tem evoluído até hoje e assim podemos ver que a evolução da tecnologia foi muito importante para o desenvolvimento da Ciência, embora possamos perceber que na sala de aula pouca coisa mudou. Attico chega a afirmar que:

“Com toda uma fantástica evolução tecnológica, inclusive naquela disponível para a...
tracking img