Alfabetização ciclo ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UM OLHAR SOBRE O CICLO II – ENSINO FUNDAMENTAL.

Justificativa:
Muitos estudos e pesquisas foram – e ainda são feitos – a cerca do Ensino Fundamental, mais especificamente na fase daalfabetização. Já foram discutidos métodos, materiais didáticos, a formação do educador nessa fase da escolarização, assim como questões sociais, econômicas, culturais e políticas. Podemos encontrar um vastomaterial de análise a respeito da formação dos alunos em período de aquisição da língua escrita. Sobre alfabetização e letramento, existem ainda releituras, novos termos, neologismos, enfim,materiais em fase de elaboração.
Compreensível, dada a importância e a urgência em se resolver um problema que perdura: “Por que ainda temos alunos que concluem os primeiros anos da EducaçãoFundamental sem conseguir aprender a ler e escrever?” A cada nova década, novas pesquisas, novas matérias, novas descobertas. Entende-se aqui o termo “ler e escrever” no sentido mais amplo do processo. Não o deapenas codificar, escrever decodificar e ler. (SOARES, Magda, Alfabetização e Letramento, pp.15 e 16). Mas sim aquele no qual o dito como “cidadão”, sente-se inserido no processo social da culturaescrita.
O que é pouco discutido ou quase nada é: Para onde caminham esses alunos? Como conseguem “sobreviver” ao novo ciclo? Se é que conseguem. Como são tratados pelos inúmeros professores quenão tiveram em sua formação acadêmica noções do processo de alfabetização?
Deparamos-nos todos os dias com reportagens sensacionalistas na TV, onde alunos de 14 ou 15 anos, num estado deconstrangimento total, são filmados tentando ler ou escrever textos simples destinados a alunos de sete anos. Nos jornais não é diferente. Ao lado das matérias, gráficos elaborados no intuito de dar umavisão mais simplificada, com números absurdos de analfabetismo.
Esses alunos, quase 50% a cada ano, de acordo com estudos realizados pelo MEC, que por inúmeras razões já estudadas, não tiveram...
tracking img