ALEXANDRIA 2

521 palavras 3 páginas
ALEXANDRIA
O filme nos conta a história de Hipátia, uma professora e filosofa de Alexandria entre os anos 355 a 412 d.C. Hipátia é a única personagem feminina do filme, ela vive em meio a uma sociedade machista onde as mulheres não podiam ir em busca de conhecimento e nem poderia se expor. Hipátia contava com o apoio de seu pai, ela dava aulas na biblioteca de Alexandria para alunos de diversas religiões, entre eles Orestes que a tens amor porém não é correspondido, Sinésio que é fiel ao cristianismo e o seu escravo Davus que a ama em segredo. Porém Hipátia não deseja se casar, seu desejo é dedicar-se aos estudos, e como nos mostra o filme seu interesse maior é pesquisar o movimento da terra em torno do sol.
Durante o filme acontecem alguns confrontos religiosos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, e em um desses a biblioteca de Alexandria é destruída por ser considerada uma fonte de pecados pelos judeus e cristãos. Hipátia luta com todas as suas forças para salvar o pouco que ainda restava da biblioteca de Alexandria e continuar suas aulas.
Algum tempo de passou e Orestes se torna prefeito de Alexandria, mas não deixando de dedicar e ser fiel por Hipátia, Davus, porém se vê dividido entre a fé e seu amor e Cirilo que é líder Cristão faz uma campanha para que haja enfraquecimento na influência de Hipátia sobre Orestes, acusando-a de bruxaria.
Cirilo utiliza de seu poder para fazer com que os demais cristãos vejam Orestes como um pecador e uma pessoa ruim e culpa Hipátia por isso.
Os cristãos se revoltam com Hipátia pela acusação de Cirilo ao dizer que ela é bruxa, eles se revoltam e começam a caça-la para matar. Entre todos os cristãos que a procuram está Davus, que era o seu escravo fiel, que ainda assim hesita em pegá-la. Hipátia resolve se entregar, porém é pega pelos cristãos antes que isso aconteça e é levada ao templo para ser morta.
Davus sugere que Hipátia seja apedrejada e aguarda os demais pegarem suas pedras para matá-la asfixiada e evitar

Relacionados