alexandre

Páginas: 8 (1995 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2015

Segundo Junior (2007), o câncer vai aparecem por conta de um desequilíbrio entre a proliferação celular e a diferenciação celular, isso ira acontece com pessoas que por muitos anos não iram respeitar as suas próprias células. As causas do câncer são múltiplas diferenciando assim nos tratamentos. Os autores D’Ávila et al (2000), confirma que o câncer de mama é o tipo de câncer mais temidopela população feminina, devido a sua alto frequência, afetando a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal.
Fatores de riscos e Grupos de Riscos:
As afirmações de Junior e soares (2012, p.41), diz que o câncer de mama é a neoplasia mais incidente na população feminina, retirando os tumores de pele não melanoma. Essa neoplasia acomete, com maior incidência em mulheres por volta dos 50anos, sendo raro antes dos 30 anos. Todavia, esta sendo observado a nível mundial um aumento da incidência dessa neoplasia em uma faixa etária mais jovem.
O ministério da saúde (2004), confirma que os grupos de risco são as mulheres, com histórico familiar de câncer de mama em ascendentes ou parentes diretos (mãe ou irmã) na pré-menopausa, ou que teve diagnóstico prévio de hiperplasia atípicaou neoplasia lobular in situ, ou aquelas com câncer de mama prévio.
O autor Riul e silva (2011), cita que os fatores como obesidade e tabagismos são dados como ações de promoções à saúde visando futuras doenças que inclui o câncer. Os fatores de risco podem esta relacionada, com a idade avançada, históricos familiares, os hábitos de vida e característica reprodutivas, obesidade especialmentena pós-menopausa, ingestão regular de álcool, presença de mutação genética (BRCA1, BRCA2 , entre outros).
Prevenção:
O ministério da saúde (2004) afirma que hoje ainda não se oferecem evidências conclusivas que justifiquem a recomendação de estratégias específicas de prevenção. Os programas de prevenção primária podem evitar o aparecimento de doenças, mas não são utilizados em relação aocâncer de mama devido às suas características biológicas e recursos tecnológicos disponíveis.
Conforme os autores Junior e Soares (2012, p.41), devido à detecção precoce do câncer de mama, o tratamento acontecera mais cedo reduzindo assim a mortalidade. Infelizmente no Brasil cerca de 60% da neoplasia maligna na mama são diagnosticados em estagio já avançado. O Inca (2004) informa que essa detecçãovai acontecer através de rastreamentos, como exames clínicos em mulheres a partir dos 40 anos, realizados anualmente, já a mamografia deve ser realizada em mulheres a partir dos 35 anos pertencentes a grupos populacionais com risco elevado e a partir dos 50 a 69 anos, com no máximo de dois anos entre os exames. Segundo o autor Vieira et al(2012), em 2009 entrou em vigor uma lei , que garante asmulheres brasileiras a realização de mamografia anual a partir dos 40 anos de idade como rastreamento.
O autor D’Ávila et al(2000), conclui que a anamnese, realizada pelo medico deve segue as normas de aprofundamento clássico, com ênfase nos fatores de risco para o câncer mamário. É necessário ficar em alerta com os aparecimentos de nódulo na mama, com retração da mesma, edemas, adenomegaliaaxilar e ulceração na pele. Quando for detectado na anamnese um desses fatores de risco é importante realizar um exame físico, exame de imagem, e uma biopsia, para verificar um diagnostico melhor facilitando assim um bom prognostico, iniciando o tratamento correto.
Exames de imagens:
Segundo o autor Calas (2007), hoje estão em busca do diagnostico cada vez mais precoce do câncer de mama, comisso acarretou na associação de métodos como mamografia e ultrassonografia mamaria onde a mesma tem grande participação tornando se um método valioso no diagnostico das doenças mamaria, sendo assim um exame complementar à mamografia e à clinica. A participação da ultrassonografia e muito importante, pois se trata de um método sem radiação ionizante de execução simples e rápida. Os autores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alexandre
  • Alexandre
  • alexandre
  • Alexandre
  • Alexandre
  • Alexandre
  • ALEXANDRE
  • Alexandre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!