aLESSANDRO

317 palavras 2 páginas
3D Geografia
Cartografia Escolar- 3D Geografia
Eugênio Pacceli da Fonseca Uma coisa que nunca entendi direito é a relutância do brasileiro em utilizar a muito simples tecnologia dos anáglifos (3D com óculos vermelho-azul) em aulas de geografia. Depois do advento da internet, eu que conheci a técnica em livros americanos da década de 1970, passei a utilizá-la em minhas aulas (em todos os graus de ensino). Esta relutância está longe dos americanos, japoneses e franceses como se pode ver facilmente na internet.
É uma técnica simples e muito interessante mesmo! Os alunos adoram!

Com óculos 3D às mãos os alunos podem perceber a variação da altitude, o que facilita a interpretação das imagens.
O professor de geografia pode fazer o óculos 3d com a ajuda do professor de educação artística (ou mesmo sem ela) utilizando como lentes papéis celofane azul e vermelho. Postei sugestões de como fazer seu próprio óculos e de seus alunos na página “Faça Óculos 3D ”. Pode ainda comprá-los no comércio. Importei com cartão de crédito, pela internet, cinquenta deles de um site americano por poucos cents cada (alerta: o governo brasileiro cobrou uma taxa de importação elevada mas não proibitiva…). No mais é interpretar as belas imagens com os alunos extasiados…
Não se esqueça, LENTE AZUL OLHO DIREITO…
Pessoas têm entrado em contato sobre dificuldades em obter os óculos. Tente fazer o seu. Veja página apropriada.

Faça o seu óculos 3d (olho esquerdo, lente vermelha e olho direito, lente azul) clique nas imagens da galeria abaixo e aproveite, cada uma é mais impressionante que a outra.. (veja mais em Anáglifos em Geografia e Relevo 3D)
São todos maravilhosos, vejam por exemplo essa maravilhosa foto de Grand County (Utah). Vejam os canyons, os paredões verticais, as cornijas, os pedimentos… Belos. Belíssimos…

Relacionados

  • A ceia secreta
    54220 palavras | 217 páginas
  • Exame
    60272 palavras | 242 páginas