Alergias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
TIPOS DE ALERGIA


1.1 – Alterações fisiopatológicas

O sistema de defesa e a resposta imunológica do hospedeiro são processos bastante complexos, sujeitos a disfunção em qualquer ponto ao longo da seqüência de eventos. Essa disfunção pode envolver exagero, direcionamento inadequado ou ausência ou depressão de atividade, levando a um distúrbio imunológico.
A alergia é umareação imunologicamente mediada pela IgE contra um antígeno estranho (alérgeno), manifestada por inflamação tissular ou disfunção de um órgão. Hipersensibilidade alérgica pode ser tanto local quanto sistêmica. Devido ao alérgeno ser ambiental (estranho ao corpo), a pele e o trato respiratório são os órgãos mais freqüentemente afetados. Reações alérgicas podem também afetar a vasculatura, tratogastrointestinal e outros órgãos viscerais. Anafilaxia é a forma mais extrema de alergia sistêmica.
Alergia significa literalmente “reação alterada”. Na verdade, tem-se que, alergia é uma modificação da resposta de um indivíduo a determinadas substâncias, normalmente inofensivas para outras pessoas.

1.2 – Identificação do antígeno

Existem várias teorias sobre os mecanismos pelos quais oslinfócitos B reconhecem o antígeno invasor e respondem através da produção de anticorpos. Isso provavelmente acontece porque os linfócitos B identificam os antígenos invasores em mais de um modo e também respondem de várias maneiras. Além disso, os linfócitos B parecem responder a alguns antígenos ao deflagrar diretamente a formação de anticorpo. Em resposta a outros antígenos, no entanto, eles precisam daassistência das células T para deflagrar a formação de anticorpo.
As células T (ou linfócitos T) partem de um sistema de vigilância disperso por todo o corpo, reciclam-se através da circulação geral, tecidos e sistema linfático. Com a assistência dos macrófagos, acredita-se que os linfócitos T reconhecem o antígeno de um invasor estranho. O linfócito T capta a mensagem antigênica, ou impressãodigital, do antígeno e retorna para o linfonodo mais próximo com a essa mensagem.

1.3 – Função das Células B

A célula B, ou linfócito B, é programada para produzir um anticorpo específico. Ao encontrar um antígeno específico, uma célula B estimula a produção dos plasmócitos, o sítio de produção de anticorpo. O resultado é o derramamento de anticorpos com a finalidade de destruir e remover oantígeno.
1.4 – Funções da célula T

A célula T, ou linfócito T, auxilia as células B na produção de anticorpos. As células T secretam substâncias conhecidas como linfocinas que encorajam o crescimento celular, promovem a atividade celular, direcionam o fluxo da atividade celular, destroem as células-alvos e estimulam macrófagos. Os macrófagos apresentam o antígeno às células T e iniciam aresposta imune. Eles também digerem antígenos e auxiliam na remoção as células e outros resíduos. O sítio de ligação de antígenos de uma célula T possui uma estrutura muito parecida com aquela de uma imunoglobulina. Ele reconhece os epítopos através de interações complementares. Diferente de um anticorpo específico, uma célula T não se liga a antígenos livres.

1.5 – Distúrbios atópicos eretardados

O termo atópico designa uma hipersensibilidade geneticamente determinada a alérgenos ambientes comuns, mediada por reação IgE-mastócito. As pessoas com distúrbios atópicos são comumente alérgicas a mais alérgenos ambiental e, com freqüência, a muitos deles. Uma reação de hipersensibilidade retardada costuma ser mais intensa após a reexposição.
Historicamente, os distúrbios alérgicos têmsido categorizados em dois tipos básicos: hipersensibilidade imediata e do tipo retardado. Os critérios para essa classificação envolvem o tempo entre a exposição do antígeno indutor ou alérgeno e o aparecimento dos sintomas.
O termo hipersensibilidade imediata é usado para descrever a alergia mediada por anticorpos, e o termo hipersensibilidade do tipo retardado é utilizado para...
tracking img