Alemanha liberalismo desencantado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alemanha: Liberalismo Desencantado – Resumo
A história da Alemanha em busca de se tornar uma sociedade liberal e moderna, fugiu dos padrões comuns de desenvolvimento ocidental, devido ao atrasoindustrial e da unificação sofridos pelo país, gerando preocupações a respeito da política liberal, que, por conseguinte, foi substituída pelo nacionalismo como ideologia dominante, existindo, porém, aassociação de liberdade no Estado autoritário. Para Weber, essa fraqueza do liberalismo alemão era consequência tanto do desenvolvimento capitalista da Alemanha guilhermina quanto das tradiçõesideológicas superadas. Weber escreve sobre o nacionalismo alemão dividindo-o em duas fases: quando defende uma política de imperialismo liberal e quando perde as esperanças em relação um novo partido liberal.Ele achava que a sociedade ocidental colocava em risco os valores liberais através de processos de racionalização e burocratização.
Na economia, Weber tem sua influência concluindo que a economiadeveria ser colocada a serviço dos interesses mais duradouros da política de força da nação. Entretanto a burguesia da época permanecia politicamente imatura. Weber afirma que a política externa dopaís e a liberalização política faziam parte de um mesmo princípio. O uso legítimo da força física só é aceito quando os cidadãos se sentem unidos por um propósito comum, segundo Weber, sendo issonecessário para a determinação de um Estado, e a Alemanha encontrava-se com uma nacionalidade forte criando esse propósito.
Weber afirmava que o capitalismo era irracional, pois privilegiava mais a demandaefetiva da riqueza do que as necessidades do pobre e estava se destruindo com a construção de um mundo muito burocrático, divido a racionalização formal cada vez maior de produção.Weber percebeu queos mesmo desenvolvimentos que destruíram os valores liberais nas economias capitalistas transformaram a natureza das políticas democráticas. Os argumentos filosóficos e sociológicos de Weber...
tracking img