Alemanha: dados geograficos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alemanha

Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador (1952)
Membro da zona Schengen: Sim
Sistema político: República Federal
Capital: Berlim
Superfície total: 356 854 km²
População: 82milhões de habitantes
Moeda: euro
Oiça a língua oficial da UE falada no país:  alemão
A Alemanha é o país da UE com maior número de habitantes. O seu território estende-se do Mar do Norte e do MarBáltico a norte até aos Alpes a sul, sendo atravessado por alguns dos rios mais longos da Europa, tais como o Reno, o Danúbio e o Elba.
A Alemanha é uma República Federal. Os órgãos legislativos a nívelnacional são oBundestag (Assembleia Federal), cujos membros são eleitos por sufrágio universal por um mandato de quatro anos, e o Bundesrat (Conselho Federal) composto por 69 representantes dos 16Estados Federados (Bundesländer).
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ficou dividida numa parte ocidental, a República Federal da Alemanha, com um regime democrático, e numa parte oriental, aRepública Democrática da Alemanha, com um regime comunista. O Muro de Berlim tornou-se o símbolo dessa divisão. Caiu em 1989 e a Alemanha foi reunificada um ano mais tarde.
O alemão é a língua com omaior número de falantes na União Europeia. A Alemanha é a terceira maior economia mundial, destacando-se nos domínios da produção automóvel, da indústria mecânica de precisão e do equipamentoelectrónico e de comunicações, bem como nos sectores químico e farmacêutico, entre muitos outros. As empresas alemãs realizaram enormes investimentos nos países da Europa Central e Oriental que aderiram àUnião Europeia em 2004.
A Alemanha deu um importante contributo à música clássica europeia, tendo sido a terra natal de compositores como Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms eRichard Wagner. No campo das letras e das ideias, a Alemanha conta com o legado inestimável deixado por Lutero, Goethe, Schiller, Nietzsche, Kant, Brecht e Thomas Mann.
A Alemanha é o segundo...
tracking img