Alem da curvatura da vara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para Alem da Curvatura da Vara - Resumo
Uma teoria, um método, uma proposta devem ser avaliados não em si mesmos, mas nas consequências que produziram históricamente:
-Método Tradicional:Conteúdo apenas mecânico, sem significado social;
-Métodos Novos: Perda do conteúdo, da natureza e especificidade da educação. (Senso Comum);
-Teorias Crítico-reprodutivistas: Desânimo nos educadores efalta de proposta pedagógica.
A Escola Nova contribuiu para o aprimoramento do nível educacional da classe dominante;Em relação as classes populares, as escolas continuaram funcionando funcionando deacordo com as condições tradicionais;Contribuiu então para pelo afrouxamento da disciplina e pela secundarização da transmissão do conhecimento, para o rebaixamento do nível da educação destinada ascamadas populares.
Surgem então tentativas de constituição de uma espécie de “Escola Nova Popular”. (Freinet, Paulo Freire);Movimento Paulo Freire de Educação: É nítida a inspiração da “Concepção´humanista` moderna de filosofia da educação, (existencialismo Cristão);Critica a pedagogia tradicional (pedagogia bancaria), centrada na passividade, transmissão de conteúdos, memorização, verbalismo,etc.
A diferença da Escola Nova é que Paulo Freire empenhou-se em colocar essa concepção a serviço dos interesses populares, iniciando pela alfabetização de adultos trabalhadores.
Propondomeios sofisticados surgem as propostas de desescolarização, como mecanismos de recomposição da hegemonia burguesa;São acionados o meios de comunicação de massa e outras mídias, como educação permanente,educação informal. Propostas de desescolarização proposta, pelos já escolarizados e não pelos não-escolarizados.
Os métodos de uma pedagogia revolucionária deverão situar para além dos métodosnovos e tradicionais; superando por incorporação as contribuições de uns e de outros.
Estimularão a iniciativa dos alunos; porem sem abrir mão da iniciativa do professor; Favorecerão o diálogo...
tracking img