Alelos multiplos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho a seguir refere-se a alelos múltiplos ou polialelia, que é dividido em várias partes, mas porém pequenas, como a coloração da pelagem em coelhos, os sistema ABO, o fator Rhesus (Rh), e o grupo sanguineo do sistema MN.


















Coloração da pelagem em coelhos
Nos coelhos, existem quatro genes alelos que participam da coloração da pelagem, que são eles: C,cch, ch e ca.
Cada indivíduo poderá ter no máximo 2 alelos diferentes sendo um de origem materna e outra de origem paterna portanto, a determinação de um caráter os alelos interagem dois a dois.
• Gene C: condiciona a pelagem selvagem ou aguti, que se caracteriza pela presença de pêlos pretos ou marrom-escuros, com faixas amarelas perto das pontas;
• Gene cch : condiciona a pelagem chinchila,caracterizada por pêlos cinza-claros sem faixas amarelas.
• Gene ch : condiciona a pelagem Himalaia, caracterizada pela presença de pêlos brancos na maior parte do corpo do animal, com manchas pretas ou marrons nas orelhas, no rabo, no focinho e nas patas;
• Gene ca : determina a pelagem albina, isto é, o coelho é totalmente branco com olhos vermelhos.

A ordem de dominância de um gene sobreoutro ou outros ocorre na seguinte seqüência:
C>cch >ch >ca

Agrupando-se esses genes dois a dois, podemos obter dez diferentes genótipos para quatro diferentes fenótipos:
GENÓTIPO FENÓTIPO
CC, Ccch, Cch, Cca aguti ou selvagem
cchcch, cchch, cchca chinchila
chch, chca himalaia
caca albino






Transfusões Sanguíneas

Nas transfusões sanguíneas, em relação ao sistema ABO, devemosconsiderar, inicialmente que a taxa de aglutinogênios nas hemácias é significativamente maior do que a taxa de aglutininas no plasma. Dessa maneira, são inviáveis as transfusões em que o sangue doado contém aglutinogênios que “encontrarão” no individuo receptor as aglutininas contrastantes. Isso configura duas situações:

• Se o sangue doado apresenta aglutinogênios A, o sangue do receptor nãopode conter aglutininas anti-A;

• Se o sangue doao contém aglutinogênios B, o receptor não pode apresentar aglutininas anti-B.

Assim, por exemplo, um individuo do grupo B não pode doar sangue para outro do grupo O, uma vez que as aglutininas anti-B do receptor reagiriam com aglutinogênios B do doador, á semelhança de uma reação antígeno x anticorpo. Dessa reação -- na qual os aglutinogênios Batuariam como antígeno e as aglutininas anti-B atuariam como anticorpos - resulta a aglutinação do sangue doado, fato que pode provocar a obstrução de vasos sanguíneos. Por esse motivo, as conseqüências de uma transfusão errada são bastante perigosas, podendo levar o indivíduo receptor a morte.
No entanto, o indivíduo do grupo O pode doar sangue para outro do grupo B, pois o volume de sanguedoado não contém aglutininas em taxa suficientemente grande para provocar a aglutinação das hemácias do receptor.


Determinação dos grupos Sanguíneos

O grupo sanguíneo de uma pessoa é determinado verificando se a existência ou não de aglutinação das hemácias, quando seu sangue é misturando com soros portadores de aglutininas. Para tanto, procede se da seguinte maneira:

• Coleta-se o sanguecujo grupo sanguíneo se deseja determinar; em seguida colocam-se duas gotas desse sangue sobre uma lâmina de microscopia.

• Sobre uma das gotas de sangue aplica-se uma gota de soro contendo aglutininas anti-A; sobre a outra gota de sangue aplica-se uma gota de soro com aglutininas anit-B.



Herança do Sistema ABO

Ah exemplo da coloração da pelagem de coelhos, a herança dos grupossanguíneos é determinada por uma série de alelos múltiplos. Nesse caso, são três os genes envolvidos:

• Gene IA: Condiciona a síntese do aglutinogênio A;
• Gene IB: Condiciona a síntese do aglutinogênio B;
• Gene i: Não condiciona a síntese de aglutinogênios.

A relação de dominância entre esses genes pode ser expressa da seguinte maneira:
IA = IB >i

Como entre IA e IB não existe dominância...
tracking img