Aleitamento materno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA ORIENTAÇÃO
AO ALEITAMENTO MATERNO

[1]Larissa Moreira

[2] SIMAS, Gisele.
simasenfermeira@yahoo.com.br
(orientadora)


A amamentação é uma dádiva vinda da mulher. O leite humano é um líquido altamente complexo e exclusivo da espécie, que tem como função preencher as necessidades do recém–nascido. O aleitamento materno exclusivo é importante para a saúde dosbebês segundo a indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) na sua recomendação de que os bebês sejam exclusivamente amamentados por 6 meses. O trabalho tem como objetivo enfatizar a importância da prática do aleitamento materno, através das orientações de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde consultou-se periódicos científicos indexados e publicados, sistema de bancos dedados SCIELO, livros e manual do Ministério da Saúde, e por fim buscou-se complemento no acervo literário da biblioteca da Universidade, no período de julho de 2012 .A amamentação é como um processo resultante de questões biológicas e emocionais da mulher, dependendo da forma com que ela encara essa experiência. O Ministério da Saúde propõe padrões de avaliação da amamentação do bebê,estabelecendo como indicadores: posição materna, do recém-nascido, condições das mamas e mamilos, padrão de busca e apreensão do recém-nascido, freqüência e ritmo de sucção, sinais de irritabilidade do bebê e comportamento materno. Conclui-se que o leite materno é fonte de energia para o recém-nascido, sendo a amamentação um dos fatores principais para que o leite seja bem absorvido pelo bebê, através deuma boa posição e pegada, fazendo com que papel da enfermagem se torne importante na orientação, melhorando assim, a qualidade de vida da mãe e do bebê

Palavras-chave: Aleitamento materno, Saúde da criança, Saúde da mulher.
INTRODUÇÃO
A amamentação decorre de uma série de impulsos biológicos, instintivos e comportamentais que todos os recém-nascidos de mamíferos apresentam, porémo ato de colocar a criança no seio não é apenas um ato instintivo, mas também comportamental. Amamentar não consiste somente em alimentar a criança. Além de representar uma das experiências nutricionais mais precoces do recém-nascido, dando continuidade à nutrição iniciada na vida intra-uterina, ele envolve uma interação complexa, multifatorial, entre duas pessoas, que interfere na habilidade dacriança de se defender de infecções, na sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional envolvendo, ainda, aspectos relacionados à saúde física e psíquica da mãe (GIUGLIANI, 2000).
Segundo o Ministério da Saúde (1995), o leite materno proporciona algumas vantagens: primeiramente, vantagens nutricionais, por conter todos os nutrientes que um recém-nascido de termo necessitapara os seis primeiros meses de vida; vantagens imunológicas já que crianças em aleitamento materno têm menos quadros infecciosos respiratórios e digestivos, conferido pelos fatores anti-infecciosos; vantagens psicológicas, pois o aleitamento materno facilita o estabelecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho; vantagens econômicas, destacando a praticidade do leite materno, pois não hánecessidade de comprá-lo, prepará-lo, aquecê-lo ou esterilizá-lo, estando sempre disponível e na temperatura adequada; e vantagens maternas, como rápida perda de peso da nutriz, menor risco de desenvolvimento de osteoporose, câncer de mama e de colo, além do efeito contraceptivo.
O aleitamento materno exclusivo (AME) é capaz de nutrir e suprir as necessidades de qualquer criança, e que, deacordo com suas características, assume dupla conotação quando para uma família de baixa renda previne a carência alimentar, para a rica previne possíveis problemas decorrentes de uma superalimentação, pelas características próprias do leite (ALMEIDA, 2002).
O leite humano apresenta benefícios nas diversas esferas: para a criança, presença de fatores de proteção, prevenindo diarréias e...
tracking img