Aleitamento materno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Importância do aleitamento materno
Até o sexto mês o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro tipo de leite). Somente depois dos seis meses é que a amamentação deverá ser complementada com outros tipos de alimentos, mas o bebê deve continuar sendo amamentado até dois anos ou mais.
O Leite Humano é fundamental para a alimentação do lactente. Através da sua composiçãoquímica balanceada, supre as necessidades nutricionais e particularidades fisiológicas do organismo da criança.
O Leite Materno é um alimento completo.
Ele tem tudo o que o bebê precisa (inclusive água) e é de mais fácil digestão para a criança do que qualquer outro tipo de leite!
Age como uma primeira vacina, protegendo contra infecções como diarréia, otite média e doenças respiratórias.
OAleitamento Materno promove o crescimento e desenvolvimento mental diferenciado das crianças que são alimentadas com leite artificial.
O ato de sugar o peito é um excelente exercício físico para o desenvolvimento adequado da criança
O Objetivo é informar, promover e incentivar o aleitamento materno, considerando, as vantagens para o desenvolvimento da criança.
wikipedia.org/wiki/Leite_maternoTécnica do aleitamento materno
Posicionados ou bebês que sugam pode realmente difícil fazem os seios muito doloridos. Abaixo, estão algumas maneiras de aliviar seu desconforto:

1. Verifique se seu bebê está na posição correta, uma vez que um bebê que não está posicionado corretamente é a causa número um de mamilos doloridos.

2. Depois que terminar de alimentação, expor seus seios para oar e tentar protegê-los de vestuário e outras irritações.

3. Depois de amamentar, aplicar alguns lanolina ultra purificada, médica grau, evitando vaselina e outros produtos com óleo.

4. Certifique-se de lavar os mamilos com água e não com sabão.

5. Muitas mulheres acham que correram de saquinhos de chá em água fria para proporcionar algum alívio quando colocados nos mamilos.
.Complicaçães no aleitamento
O bebé suga apenas o mamilo, fazendo uma má pega e favorecendo o aparecimento de gretas/fissuras. Evite chuchas ou tetinas antes do bebé estar bem adaptado à mama e deixe que ele abocanhe também parte da aréola;

A criança não suga eficazmente, devido à posição, não conseguindo retirar leite suficiente levando à tensão mamária. Corrija a sua posição e a do bebé durante amamada;
Durante a amamentação podem surgir alguns problemas como fissuras ou gretas nos mamilos, é importante que actue ao nível da prevenção nomeadamente após a mamada, deverá retirar um pouco do seu leite/colostro, espalhar no mamilo e deixar secar.
OBJETIVO GERAL
Descrever as técnicas e os posicionamentos corretos para que a amamentação seja satisfatória, evitando complicações como oingurgitamento mamário, traumas mamilares e dor nos mamilos.

http://www.webartigos.com/artigos/complicacoes-da-amamentacao-decorrente-do-uso-inadequado-das-tecnicas-de-posicionamento/71917/#ixzz2JqIdPkxV


Aleitamento materno, lactação, medicamentos.
O aleitamento materno está associado a benefícios de ordem nutricional, imunológica, afetiva, econômica e social. Por isso, torna-se fundamental aidentificação dos fatores que levam ao desmame precoce, a fim de proporcionar o maior tempo possível de aleitamento às crianças.
Diversos estudos comprovam que, dentre os fatores responsáveis pelo abandono precoce da amamentação, encontram-se os problemas relacionados aos riscos de exposição dos lactentes a medicações maternas. Informações e referências na literatura sobre drogas e leite maternoestão disponíveis, porém muitos profissionais de saúde, em especial médicos, talvez por desinformação ou até desinteresse, preferem interromper a amamentação em vez de se esforçarem para compatibilizá-la com a terapêutica materna. Além disso, observa-se que é freqüente o conflito entre informações das bulas dos medicamentos e evidências científicas sobre o uso dos mesmos durante o aleitamento....
tracking img