Aleitamento materno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECIDO ÓSSEO


É um tecido conjuntivo especializado cuja matriz extracelular é calcificada e possui as células que a secretaram. O osso é o esqueleto
estrutural básico de sustentação e proteção dos órgãos do corpo, incluindo o encéfalo, medula espinhal e as estruturas situadas dentro da cavidade torácica, os pulmões e o coração.
Conforme a forma anatômica pode ter estrutura curta (ossosdo carpo), longa, podem ser chatos, irregulares e sesamóides.
Apresenta uma cavidade central, a cavidade da medula que hospeda a medula óssea um órgão hematopoetico.
Com exceção das articulações sinoviais, a superfície externa do osso é recorberta pelo periósteo. A cavidade central é revestida pelo endósteo.

O osso é composto por células contidas dentro deuma matriz extracelular, que se tornou calcificadas.

FUNÇÃO:

 Sustentação
 Proteção
 Funciona como depósito de Ca+, fosfato e outros íons.

CÉLULAS DO OSSO

• Células osteoprogenitoras, originam-se de células mesenquimatosas embrionárias que se diferenciam em osteoblastos. Estas células são fusiformes e tem núcleo oval. Citoplasma, RER e Aparelho de Golgi escasso, mas abundanteribossomos livres
• Osteoblastos: sintetizam não só a matriz orgânica do osso, mas também possuem receptores para o hormônio paratiroidiano. Apresentam RER, Ap.Golgi abundante e numerosas vesículas de secreção.
OSTEOBLASTOS

• Osteócitos: São células ósseas maduras derivadas de osteoblastos que ficaram aprisionados dentro das lacunas.Apresenta núcleoachatado.Citoplasma pobre em organelas.RER e Ap.de Golgi pouco desenvolvidos.
OSTEÓCITOS

• Osteoclastos: são células grandes, móveis, multinucleadas derivadas de progenitores granulócitos-macrófagos e desempenham papel na reabsorção óssea.
OSTEOCLASTOS





CLASSIFICAÇÃO:
Macroscópica: Compacto e Esponjoso
Microscópica: Primário e Secundário
O tecido ósseo primário está presente no adultopróximo às suturas dos ossos do crânio, nos alvéolos dentários e alguns pontos de inserção de tendões.

COMPONENTES INORGÂNICOS - Cristais de hidroxiapatia de cálcio composto principalmente por cálcio e fósforo
COMPONENTES ORGÂNICOS – O composto orgânico predominante do osso é o colágeno tipo I.


TECIDO ÓSSEO

Definição

É um tipo especializado de tecido conjuntivo e é por excelênciao responsável pela sustentação do organismo, suporte das partes moles e protetor dos órgãos vitais. Sua funcionalidade estende-se acondicionando a medula óssea, além de servir de apoio aos músculos esqueléticos e de controlar os níveis de importantes íons nos líquidos corporais tais como: fosfato e cálcio.
Formado por células e pela matriz óssea é um tecido altamente vascularizado.Componentes do osso

Células de sustentação
Osteoblastos e osteócitos
Células remodeladoras
Osteoclastos
Matriz não mineralizada (osteoíde)
Colágeno e glicosaminoglicanas
Sais minerais inorgânicos depositados na matriz Cálcio, fosfatos, potássio, sódio.

Osteoblastos são células responsáveis pela síntese orgânica da matriz(colágeno tipo I,proteoglicanas e glicoproteínas).Apresentam-se com aspecto cuboíde quando estão em grande atividade metabólica, com citoplasma intensamente basófilo, entretanto quando a atividade decresce tornam-se achatados, e decresce também a basofilia citoplasma´tica

Osteócitos são células achatadas com pouca atividade metabólica, razão pela qual apresenta pequena quantidade de Retículo endoplasmático rugosoe um Golgi pequeno.Presentes no interior da matriz óssea ocupa as lagunas.Uma lacuna, um osteócito.

Osteoclastos Células de grande tamanho, móvel com extensas ramificações, podendo conter de 6 a 50 núcleos aproximadamente.Seu citoplasma apresenta-se granuloso e com fraca basofilia nos osteoclastos jovens, enquanto nos osteoclastos maduros apresentam-se acidófilos Possuem prolongamentos...
tracking img