Aleitamento materno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Qual a importância do aleitamento Materno?

O aleitamento materno é o método óptimo de alimentação no início de vida. É o alimento ideal, nutricionalmente completo e que reforça os laçosafectivos entre mãe e filho.
Fornece todos os nutrientes que a criança precisa nos primeiros 6 meses de vida e continua a ser a maior fonte nutricional durante o resto do primeiro ano de vida.
Para alémdisso, o leite materno contém substâncias protectoras contra infecções, alergias e outras doenças, tais como factores de crescimento, hormonas, imunoglobulinas, e outras.
Os benefícios são maioresquanto maior a duração do aleitamento materno, pelo que quanto mais tempo conseguir dar de mamar melhor. Esses benefícios permanecem muito para além da paragem da amamentação, chegando mesmo à vida adulta.2- Qual a percentagem de mães que amamentam em Portugal?

A partir dos anos 70, verificou-se um retorno gradual à prática do aleitamento materno, sobretudo nas mulheres mais informadas. Algunsestudos portugueses apontam para uma alta incidência do aleitamento materno, significando que mais de 90% das mães portuguesas iniciam o aleitamento materno; no entanto, esses mesmos estudos mostramque quase metade das mães desistem de dar de mamar durante o primeiro mês de vida do bebé, sugerindo que a maior parte das mães não conseguem cumprir o seu projecto de dar de mamar, desistindo muitoprecocemente da amamentação, devido a todas as alterações físicas e emocionais pelo que passam. O aleitamento materno é uma aprendizagem, tanto para a criança, como para a mãe.
Por todas estas razões, éessencial que em Portugal se continuem a implementar medidas que promovam um maior sucesso do aleitamento materno.

3-O leite é sempre igual?

Não. O primeiro leite é o chamado colostro, que émuito rico em anticorpos. É de extrema importância para fortalecer o sistema imunitário da criança, pois todos os anticorpos que a mãe possui vão ser transmitidos ao seu filho.
Passados 3 dias do...
tracking img