Aleister Cronwley

8712 palavras 35 páginas
G.`.A.´.D.´.U.´.
S.´.S.´.S.´.
Aleiter Crowley

APRESENTAÇÃO O ano de 1875 da era comum foi de grande importância para o mundo dito Oculto e para o estudo do assim chamado simbolismo esotérico. Entre tantos e vários acontecimentos, nesta época ocorridos, podemos destacar: a morte de Eliphas Levi, a fundação da Sociedade Teosófica e a primeira publicação de Ísis Revelada por Helena P. Blavatsky. Em 1875 também nasceram Carl G. Jung e Albert Schweitzer. Além disto, este mesmo ano testemunhou todo o movimento de grandes Ordens Ocultas que nos legaram boa parte, senão tudo, daquilo que hoje é conhecido como Tradição da Magia Ocidental. Um outro fato porém, viria, depois, consolidar-se como um dos mais importantes relacionados à história do ocultismo mundial: o nascimento, na Inglaterra, de Edward Alexander Crowley (1875-1947), mais conhecido como Aleister Crowley.

Mas quem é Aleister Crowley?

Muito já foi escrito a respeito dessa singular figura que, considerando-se um Santo, foi tido o mais perverso homem da face da terra; desse homem, cuja vida sempre esteve simultaneamente compartilhada por genialidade e loucura, por criação e destruição, amor e ódio, encanto e desafeto; cujo propósito sempre esteve além de todos os dogmas, todo êxtase, além de toda vida e morte. Crowley, segundo suas próprias palavras, um Himog (1), 1- HIMOG: Um Notarikon de Holy & Iluminated Man of God (Santo e Iluminado Homem de Deus). Uma brincadeira bem típica de Crowley.
Paradoxalmente a este conceito, adotou, quando assumiu o Grau de Magus da A.’. A.'. A Argenteum Astrum, Ordem da Estrela de Prata, o Mote TO MEGA THERION (A Grande Besta, ou, simplesmente, como passou a ser conhecido, Mestre Therion), que sintetizaria a razão de sua existência e o propósito de seu trabalho, sendo essa a divisa com qual viria a se tornar o mais expressivo Mago do século XX. Sim, muito já foi escrito sobre sua pessoa e existe tanto material de qualidade a respeito,

Relacionados