Aleijadinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho – nasceu no dia 29 de agosto de 1730, em Vila Rica. Morreu em 18 de novembro de 1814 – foi um pintor, escultor, entalhador e arquitetobrasileiro.
Seu estilo era fundamentava-se no barroquismo e rococó Toda sua obra sua obra foi realizada em Minas Gerais, principalmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João Del-Rey e Congonhas deoCampo.
O pseudônimo “Aleijadinho” vem da doença que ele adquiriu aos 40 anos de idade. Tal doença lhe causou deformidades no corpo.
Segundo Bretas, seu escravo, Aleijadinho perdeu os dedos das mãos edos pés. Os seus dentes caíram e outras deformidades acometeram o artista.
Ainda segundo Bretas, o Aleijadinho morreu pobre e abandonado. Nos últimos anos de sua vida viveu na casa de sua nora Joana,que o cuidou até a morte, ocorrida em 1814. A certidão de óbito encontrada no arquivo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias diz o seguinte: “Aos dezoito de Novembro de miloitocentos e quatorze, faleceu Antônio Francisco Lisboa, pardo solteiro de setenta e seis anos, com todos os Sacramentos encomendado Boa Morte e para clareza fiz passar este assento e que me assigno O CodjorJosé Como. De Moraes.”



Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho – nasceu no dia 29 de agosto de 1730, em Vila Rica. Morreu em 18 de novembro de 1814 – foi um pintor,escultor, entalhador e arquiteto brasileiro.
Seu estilo era fundamentava-se no barroquismo e rococó Toda sua obra sua obra foi realizada em Minas Gerais, principalmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará,São João Del-Rey e Congonhas deo Campo.
O pseudônimo “Aleijadinho” vem da doença que ele adquiriu aos 40 anos de idade. Tal doença lhe causou deformidades no corpo.
Segundo Bretas, seu escravo,Aleijadinho perdeu os dedos das mãos e dos pés. Os seus dentes caíram e outras deformidades acometeram o artista.
Ainda segundo Bretas, o Aleijadinho morreu pobre e abandonado. Nos últimos anos de sua...
tracking img