Aleijadinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 capa






















Introdução
Esta atividade supervisionada (ATPS), da disciplina de Atividades Complementares, realizada por alunos do 1° semestre de Ciências Contábeis e Administração abordará sobre o tema proposto pela profª. Carolina Rocha Campos: Aleijadinho e sua Arte.
Este trabalho é resultado devárias pesquisas realizadas através de livros, vídeos, e pesquisas na internet. Onde o leitor poderá dispor de maiores informações sobre o artista brasileiro Antônio Francisco Lisboa o ‘Aleijadinho’, bem como sua vida, seus mistérios e sua obras que são um grande orgulho nacional.









Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), realizado por Euclásio Ventura, século XIX.Vida
Antônio Francisco Lisboa, muito conhecido como aleijadinho, nasceu cerca de 30 de novembro de 1730 ou mais provavelmente em 1738(não há nenhum comprovante), na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.
Aleijadinho era filho natural de um respeitado arquiteto português ManoelFrancisco Lisboa, e de sua escrava Africana Isabel. Na sua certidão era considerado escravo bastardo. Porém teve sua alforria pelo seu pai e seu senhor.
Seu pai casou-se com outra mulher, dando a ele mais quatro meios-irmãos. E foi nessa família em que ele viveu. Com certeza sofrendo muito desprezo e preconceito por partes de seus irmãos. Aleijadinho teria desenvolvido suas habilidadesde desenhos, com seu pai, e também com o desenhista João Gomes Batista.
Antônio Francisco Lisboa recebeu o apelido de Aleijadinho devido a uma doença misteriosa que atrofiava seus membros conhecida na época como Zamparina. Supostamente adquirida na sua vinda ao Rio de Janeiro em 1756. Mas isso não afetava sua vontade de fazer suas obras. Seus escravos prendiam seus instrumentos em seusmembros possibilitando que realizasse seus maravilhosos trabalhos.
Durante muito tempo frequentou um internato onde aprendeu Latim, Gramática, Matemática e Religião. Assistia seu pai e seu tio realizar seus trabalhos de escultura e arquitetura. Teria ajudado José Coelho de Noronha na obra de talhas da Matriz de Caeté, que era um projeto de seu pai.
Em 1752 realizou suaprimeira obra realizada sozinho, um desenho para o palácio dos governadores de Ouro Preto.

Chafariz, projeto e execução.

Na sua vinda ao Rio, acompanhado do Frei Lucas, teria recebido a influência de muitos artistas. E dois anos depois teria iniciado sua carreira como profissional Autônomo, mas por ser mulato. Muitas vezes sofreu discriminação tendo que aceitar contratos abaixo de mestreartesão.
Em 1767 seu pai viera a falecer. Mas como Aleijadinho era considerado bastardo, não recebeu nenhum tipo de benefício vindo de seu pai. Em seguida se alistou na Infantaria de Homens Pardos de Ouro Preto onde serviu durante três anos sem desistir de suas obras recebendo importantes encomendas.
Casou-se com Narcisa Rodrigues de Conceição, em 1775 teve um filho no Riobatizado com o nome de Manoel Francisco Lisboa em homenagem a seu pai. Mais tarde sua mulher o deixou levando seu filho para o Rio de Janeiro que seguiu também a profissão de artesão.
Até então sua saúde sempre havia sido perfeita, sem nenhum tipo de complicação. Foi a partir de 1777 (por volta de seus 40 anos ), que começaram a aparecer os primeiros sinais de sua terrível doença que o deixouem estado deplorável. Com o decorrer de sua doença, começou a perder os movimentos dos membros, seus dedos e dentes começaram a cair, além de muitas outras enfermidades que também o impediram de andar normalmente, conseguindo se mover apenas de joelho. Pedia a seus escravos que amarrasse seus instrumentos em seus punhos para continuar sua arte. Mesmo com sua terrível doença não parou jamais de...
tracking img