Aleijadinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho pretende comentar sobre o período Barroco no Brasil tendo como tema principal a vida e as obras do artista Barroco Antônio Francisco Lisboa, “Aleijadinho”, considerado hoje um dos principais artistas brasileiro, o representante maior da sua época na arquitetura e escultura. O desenvolvimento do trabalho se deu por meio de pesquisa bibliográfica e na internet etambém com base no filme “o Aleijadinho – Paixão, Gloria e Suplicio”.

O Barroco de “Aleijadinho”.

No Brasil a arte barroca aparece como a primeira grande forma de arte e vai expressar-se principalmente na arte religiosa. Foi um movimento influenciado pelo barroco português, mas que apresentou suas próprias características, pois diferente da realidade portuguesa de luxo e pompa daaristocracia, o Brasil vivia uma realidade de violência, em que se perseguiam os índios e escravizavam os negros. No Brasil, o barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750, momento em que várias academias literárias foram fundadas por todo o país. Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas comtrabalhos em relevos feitos em recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas. Segundo ZANINI (1983 p. 96), “o Barroco sedefine como pictórico, expremindo-se em profundidade, por meio de formas abertas, alcançando unidade indivisível e clareza relativa”.
O Barroco no Brasil atinge seu momento mais importante no século XVIII, com artistas como Aleijadinho - Antônio Francisco Lisboa, que nasceu na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto) em Minas Gerais em 1730 e morreu na miséria em 1814 (datas prováveis). Seu pai,Manoel Francisco da Costa, mestre de obras português e entalhador. Sua mãe era escrava chamada Isabel. Foi um homem de pouca instrução formal, que recebeu apenas instrução primária, mas conviveu muito com a arte produzida por seu tio, Antônio Francisco Pombal, afamado entalhador de Vila Rica. Segundo ZANINI (1983) aos 14 anos já realizava desenhos para ajudar nas obras realizadas por seu pai. Emborafosse um filho bastardo, teve convivência com seu pai, com o qual conversava sobre a tristeza da escravidão, discutia sobre os conflitos políticos da época. A oficina do pai é o local aonde vai passando o tempo. Foi aprendendo o que faziam lá, desenho, arquitetura, ornamentos. A escultura e o entalhe era o que mais lhe atraiam. Teve grande amizade com o inconfidente Cláudio Manoel da Costa.Conheceu também João Gomes Batista, que estudou desenho e gravação de metais em Lisboa, e que trabalha agora na Casa de Fundição de Vila Rica. Quanto ao resto, aprende com os frades de Vila Rica apenas o essencial: música, latim e Religião.
ZANINI (1983) diz que a primeira obra datada de Aleijadinho é de 1761, é o busto que coroa o chafariz do Alto da Cruz do padre Faria, uma obra construída porseu pai.
Com 28 anos de idade, num meio artístico que contava com conceituados mestres, recebeu a grande encomenda do projeto para São Francisco do Ouro Preto.
Começa a namorar uma negra chamada Elena, casa-se e com ela teve um filho, que mais tarde o abandonará. Sobre sua vida pessoal e familiar pouco se sabe, existem alguns relatos de que ele foi um grande freqüentador de casas deprostituições, e que sua esposa depois da doença o traia com um soldado do governo, que quando sua doença se agravou mais ela o abandonou para se casar com esse solado. No final de sua vida, já impossibilitado de movimentos e em completa pobreza foi sua nora.
Aleijadinho trabalhou na construção de muitas das Igrejas do Barroco Mineiro (Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei, Santa Rita...
tracking img