Alegoria da caverna x o mito da caverna e a gestão empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
- A partir da leitura dos textos “Alegoria da Caverna” do diálogo A República de Platão e “O mito da caverna e a gestão empresarial” disponibilizados para este período, desenvolva um comentário arespeito do papel do administrador diante das novas perspectivas da realidade organizacional atual.

Em primeiro lugar, antes de fazer a relação pedida, eu precisei entender alguns dos elementosfigurativos do texto para então fazer uma correspondência com o papel do novo administrador. Temos a figura da caverna que representa, ao meu ver, o mundo em que vivemos. As sombras seriam as coisasmateriais e sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo, o visionário, explorador, questionador. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade. O mundoexterior seria o local das ideias verdadeiras.
Pela nossa vivencia ou simples percepção do novo ambiente empresarial sabemos que hoje em função da velocidade como as coisas mudam e as novas tecnologiassurgem, as empresas se tornaram necessariamente organizações onde a aprendizagem tem que ocorrer diariamente. Para isso, uma série de mudanças deve acontecer principalmente no perfil do administradorque atua nessas empresas. Isso é fácil? Não é. O modelo institucional de ensino empregado desde muito tempo, nos leva a ter uma série de resistências que acabam por inibir a criatividade e o livrearbítrio dentro das empresas. Mudanças repentinas vêm ocorrendo dentro e fora das empresas e os administradores tem que as enfrentar considerando-se que o perfil do '' novo administrador" seja o de umeterno aprendiz, utilizando-se da melhor forma possível, as novas tecnologias de informação.
Imaginemos, agora pegando como referencia o texto 2, que trabalhamos em uma empresa ultrapassada, onde osmétodos usados são ultrapassados e os ocupantes dos cargos de chefia estão ali por simples sucessão de berço. Se eu trabalho nessa empresa e não abro o meu olhar para novas coisas, filtrando e...
tracking img