Aleda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Brasil ainda possui uma pequena participação no comercio mundial, de apenas 1% há praticamente 40 anos. Um dos erros mais comuns das empresas brasileiras nos processos de internacionalização é não desenvolver marcas fortes, o que poderia contribuir na identificação e na diferenciação da sua oferta de valor.
De acordo com o que é exposto na consultoria Interbrand, dentre as cemmarcas consideradas mais valiosas, nenhuma é brasileira.
São muito raros os casos de uma marca brasileira que já nasce global.
A aLeda, marca brasileira de papel para enrolar cigarros, com apenas três meses de vida já estava presente em mais de 20 países. É um caso atípico no país de empreendedorismo. Com sete meses a marca já é comercializada em mais de 50 países, com este crescimento os sócios daempresa passam por um dilema, pois não querem perder esse ritmo, devem expandir a marca para outras categorias de produto ou investir no lançamento de novas marcas.

História da aLeda
Com um produto inovador, Renato Volonghi e Fernando Amaral fundaram a aLeda, empresa fabricante de papel de cigarro, com o diferencial de que o produto é 100% biodegradável e transparente, diferentes dos papeisbrancos que se encontra no mercado, com uma eficiente propaganda “boca a boca” pelas ruas de São Paulo, introduziram rapidamente seu produto, e com alta qualidade do mesmo, construíram uma marca forte no segmento. O nome surgiu de uma gíria usada pelos jovens que consomem esse tipo de produto, colocando apenas a letra “a” na frente para consolidar a marca.

A Indústria
Os papeis para enrolarcigarros fazem parte do setor fumageiro, derivados do tabaco. O Brasil, segundo o Sindicato da Indústria do Fumo, é o segundo maior país produtor e o maior exportador de fumo do mundo.
No segmento para enrolar cigarro, a aLeda com marcas centenárias como Smoking, OCB e Rizla, sendo que dessas, apenas a OCB lançou produto similar aos da aLeda.
Ao analisar o mercado, descobriu-se que os papéis sãoutilizados pelo consumidor de tabaco e cannabis, o que faz com que a legislação e a cultura sejam fatores que exercem forte influencia nesta indústria. Por isso na Europa criou-se o habito de fazer o próprio cigarro, o que fez com que aumentasse o mercado de papeis para enrolar cigarro, devido ao custo menor que os cigarros prontos como, por exemplo, Marlboro.

Composto de Marketing
O portfolio deprodutos é formado por:
• O papel de Celulose em três tipos de embalagens com diferentes dimensões e nº. de folhas por pacote: aLeda King Size, aLeda Mini Size e a aLeda Blue Size.
• Cones transparentes pré-enrolados, com filtro em tamanho King Size.
Os sócios acreditam que ainda é preciso desmistificar o produto, pois ainda há quem não compreenda o conceito de pape de celulose transparente eo chamam de “plastiquinho”. A distribuição é feita por uma empresa parceira: a ETC. Trade, tanto no país quanto no exterior, o preço é Premium em relação ao papel branco (de 50% a 100% mais caro). Para divulgar a marca são feitos anúncios em revistas especializadas, promove artistas independentes e participa em feiras tanto do público de tabaco quanto de cannabis.
Apesar de todo esseinvestimento, o diretor de marketing admite que grande parte da comunicação da marca seja feita via internet.
O público é formando por jovens adultos de 18 a 45 anos. A empresa incentiva a participação dos consumidores, pedindo sugestões para novos lançamentos e o consumidor é engajado, pois o índice de retorno de e-mail e newsletters são considerados altos.
Internacionalização da marca
Os sóciosencontraram um posicionamento que funciona em todos os mercados para suas empresas, devido ter em mãos um produto inovador e com forte apelo em países Europeus, buscando um mercado mais atrativo para o seu produto, ao contrario de um que tenha a cultura similar, sendo atualmente comercializada em cinco continentes, por 52 países, tendo na exportação 70% de seu faturamento mensal.

A expansão da...
tracking img