aleciane codigo transito brasileiro sinalizacao

1165 palavras 5 páginas
Professor Luiz Antonio de Carvalho

Da sinalização de
Trânsito
Código de Trânsito
Brasileiro

1

2

PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO

PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO

FORMAS E CORES

CTB- Art. 208. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória: Infração - gravíssima;
Penalidade - multa
3

4

PLACAS DE ADVERTÊNCIA

PLACAS DE ADVERTÊNCIA

FORMAS E CORES

5

Conhecimentos Bancários www.lacconcursos.com.br

6

1

Professor Luiz Antonio de Carvalho

PLACAS DE SERVIÇOS AUXILIARES

7

PLACAS DE OBRAS

8

CUIDADO

•Art. 80. Sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista neste Código e em legislação complementar, destinada a condutores e pedestres, vedada à utilização de qualquer outra. •§1º. A sinalização será colocada em posição e condições que a tornem perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito, conforme normas e especificações do
CONTRAN

9

10

Art. 80.

ANEXO I
SINALIZAÇÃO - conjunto de sinais de trânsito e dispositivos de segurança colocados na via pública com o objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam.
SINAIS DE TRÂNSITO - elementos de sinalização viária que se utilizam de placas, marcas viárias, equipamentos de controle luminosos, dispositivos auxiliares, apitos e gestos, destinados exclusivamente a ordenar ou dirigir o trânsito dos veículos e pedestres.

§2º. O CONTRAN poderá autorizar, em caráter experimental e por período prefixado, a utilização de sinalização não prevista neste Código.

11

Conhecimentos Bancários www.lacconcursos.com.br

.

12

2

Professor Luiz Antonio de Carvalho

Art. 81. Nas vias públicas e nos imóveis é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito.

Art. 82. É proibido afixar sobre a sinalização
de

Relacionados