Aldeidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os aldeídos são uma função orgânica cujas moléculas apresentam o grupo formila (H-C=O) ligado a um radical alifático (de cadeia aberta ou fechada) ou aromático.

Grupo funcional do Aldeído
A fórmula básica dos aldeídos é a de um álcool correspondente em número de carbonos menos dois átomos de hidrogênio, ou ainda, a substituição de dois átomos de hidrogênio de um hidrocarboneto por um deoxigênio.
De uma forma geral, os aldeídos de menor massa molecular apresentar odor desagradável (a exemplo do formol), enquanto que os de maior massa possuem odor agradável de frutas (odoríferos naturais).
______________________________
Obtenção
Os aldeídos podem ser obtidos pela redução de ácidos carboxílicos, ou pela oxidação parcial de alcoóis em meio ácido:
C2H5OH + ½ O2 -> C2H4O + H2OOutra forma de sintetizar um aldeído a partir de um álcool é desidrogená-lo cataliticamente utilizando algum metal que absorva H2 (platina, paládio, ródio).
-------------------------------------------------

Nomenclatura dos Aldeídos
Como o grupo formilo só se apresenta nas extremidades das moléculas de aldeídos, não há necessidade de numerar o carbono no qual está ligado. Assim, deve-se nomear osradicais ligados à cadeia principal, nomear a cadeia quanto ao número de átomos de carbonos e à saturação das ligações, e completar com o sufixo “AL”.

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Principais aldeídos: 

Etanal: de fórmula C2H4O, esse composto é usado como matéria-prima na indústria de pesticidas e medicamentos. Étambém conhecido como aldeído acético, e possui uma importante função na fabricação de espelhos: o etanal reduz os sais de prata através de reação e os fixa no espelho para reflexão da imagem. 

Metanal: quem já visitou um laboratório de anatomia sabe bem do que se trata esta substância, aquele cheiro que irrita as narinas provém de uma solução de metanal (37% de metanal e 63% de água), essa soluçãoé usada para conservar cadáveres humanos e animais para estudos posteriores. Na verdade é mais conhecida como formol e é empregada ainda na fabricação de desinfetantes (anti-sépticos) e na indústria de plásticos e resinas. 

____________________________________________________________________-

O formol (ou formaldeído) é um gás incolor em temperatura ambiente que tem a propriedade dedesnaturar proteínas, essas ficam mais resistentes não sendo degradadas pela ação de bactérias, daí o porquê do formol ser aplicado como fluido de embalsamamento. 

Os aldeídos são muito reativos em razão do grupo carbonila que é muito polar, este grupo polar atrai outras substâncias para formar ligações.

-------------------------------------------------

As aminas são compostos orgânicos derivadosda amônia (NH3), onde os hidrogênios são substituídos por radicais orgânicos.
Elas são classificadas em primárias quando há apenas um radical orgânico preso ao nitrogênio; secundárias se forem 2 radicais; e terciárias se forem 3 radicais.
Amina primária: CH3-NH2 (metanoamina)
Amina secundária: CH3-NH-CH3 (dimetanoamina)
Amina terciária:  (trimetanoamina)-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
A nomenclatura das aminas é feita utilizando o sufixo “amina” depois dos nomes dos radicais ligados ao grupo funcional:
Etilamina (CH3-CH2-NH2)
CompostoNome OficialCH3-NH-CH3dimetilaminaCH3-N-(CH3)-CH3trimetilamina
-------------------------------------------------
Quando temos um ou mais átomos de carbono ligado(s)ao nitrogênio, damos o nome das partes de carbono como se fossem radicais, seguidos da palavra amina.
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

Composto | Nome Oficial |
CH3-NH-CH3 | dimetilamina |
CH3-N-(CH3)-CH3 | trimetilamina |
-------------------------------------------------...
tracking img