aldeia ekeruá

820 palavras 4 páginas
1. Apresentação

No dia primeiro de fevereiro de 2014, nós alunos da UNESP do Campus de Ourinhos, realizamos um trabalho de campo na Aldeia Ekeruá sob a coordenação do professor Dr. Lucas Fuini na disciplina de Região, espaço e território, pra conhecermos melhor o povo Terena, tribo indígena reconhecida pelo governo como tal no ano de 1913 que tem suas origens no Estado de Mato Grosso do Sul. A aldeia está localizada no município de Avaí, em uma latitude 22º08'48" sul e a uma longitude 49º19'59" oeste, há 39km de Baurú e 368km da capital São Paulo (imagem 1) e possui cerca de 187 moradores de quatro tribos diferentes: Ekeruá, Kopenoti, Nimuendaju e Tereguá. A cidade também possui outras quatro aldeia indígenas as quais movimentam o turismo.

Imagem 1: mapa de localização do município de Avaí. Fonte: commons.wikimedia.org.

2. Objetivo
Com a visita à aldeia pretendemos:
- Analisar o contexto socioespacial em que aldeia está inserida;
- Compreender o processo de desterritorialização e reteritorialização;
- Entender o processo de tecnificação do meio natural;
- Identificar o aspecto cultural como também uma forma de geração de renda através do turismo.

3. Metodologia
A metodologia adotada neste artigo foi a base teórica de SANTOS (1996) A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção, elencando seus conceitos tais como meio natural, meio técnico científico e meio técnico científico informacional com os conteúdos apresentados no trabalho de campo realizado, o qual contou com palestra, debates, e visitas a vários setores da aldeia, tais como as casas (que agora são de alvenaria) plantações, nascente, feira de artesanato e escola.

4. Resultados

Durante a visita à Aldeia fomos recebidos pelo índio e professor da escola indígena David, o qual nos deu vários depoimentos sobre as dificuldades que uma aldeia indígena vive por estar inserida na lógica de apropriação do capital.

Relacionados

  • Territorialização Indigena
    3623 palavras | 15 páginas
  • ciencia
    285 palavras | 2 páginas
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DA ALDEIA KOPENOTI
    36336 palavras | 146 páginas