Alcoolismo

Páginas: 9 (2094 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
ALCOOLISMO
O alcoolismo é uma doença crônica que consiste no consumo compulsivo de álcool, fazendo com que o indivíduo se torne cada vez mais tolerante a ele, causando crises de abstinência quando não ingerido. Podemos dizer que o alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidasalcoólicas, e todas as consequências decorrentes. O alcoolismo é por tanto um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbiosinespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal.
Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precusão, é necessário aprontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.



1. ORIGEM DO ALCOOLISMO
A origem do termo deve-se ao médico sueco Magnus Huss, que o propôs em 1848. O conceito de alcoolismofoi o primeiro passo que permitiu o início das investigações sobre o mesmo, a seguir a Segunda Guerra Mundial. Em 1960 foi introduzido pela primeira vez o conceito da doença associada ao consumo excessivo de álcool, privilegiando a repercussão negativa, a nível pessoal e social, sendo definida como uma doença progressiva, com um curso fixo e previsível uma vez atingida a dependência,sublinhando a perda de controle sobre a quantidade de álcool ingerida, um dado indicador para o diagnóstico da doença.

2. DEFINIÇÃO
Em 1849 o Alcoolismo foi definido como sendo o Conjunto de Manifestações Patológicas do Sistema Nervoso, nas suas esfera psíquica, sensitiva e motora, observado nos sujeitos que consumiram bebidas alcoólicas de forma contínua e excessiva e durante longo período.Já mais tarde em 1960, a definição de Alcoolismo é reestruturada e o comportamento do alcoólico passa a ser classificado como doença, dando-lhe assim uma noção de repercussão negativa e social.
Hoje em dia, a Organização Mundial de Saúde (OMS), define o Alcoólico como um bebedor excessivo, cuja dependência em relação ao álcool, é acompanhado de pertubações mentais, da saúde física, darelação com os outros e do seu comportamento social e econômico.

3. MOTIVAÇÃO DE CONSUMO
O consumo do álcool é um fenômeno há muito tempo existente, desde as mais remotas civilizações. Hoje em dia o consumo de álcool é muito frequente pois não há evento ou celebração que não contenha bebida alcoólica. Isto sem se referir o preocupante aumento do consumo dessa bebida nos adolescentes e jovensbrasileiros.
Os jovens estão bebendo mais e cada vez mais cedo, o que aumenta o risco, de boa parte desta juventude, desenvolver o alcoolismo. Esta equação se repete em praticamente em todo o mundo, inclusive no Brasil, apesar das pesquisas sobre o tema ainda serem bem escassas por aqui.
O último Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobreDrogas Psicotrópicas (CEBRID) e pela Secretária Nacional Antidrogas (SENAD) revela que o consumo de álcool por adolescente de 12 à 17 anos já atinge 54% dos entrevistados e desses, 7% já apresentam dependência.
Muitas pessoas continuam bebendo para prolongar uma sensação de bem estar.


4. FASES DA EVOLUÇÃO
O alcoolismo é uma doença caracterizada por:

Fase 1 Adaptação (Fase social, semdependência física, apenas dependência emocional)

Ocorre logo após o primeiro contato com a droga. Nessa fase, o álcool serve de muleta, pois facilita o contato social. O indivíduo sente-se bem quando ingere álcool. É o caso do adolescente que vai, pela primeira vez, a um barzinho ou a uma festa, toma um chope ou uma caipirinha, fica mais solto, mais alegre, ou da garota que vê diminuídos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • O alcoolismo
  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • alcoolismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!