Alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOSE
O termo psicose vem do Grego, significando estado mental anormal (psic= mente, ose = condição anormal).
O psicótico vive em um mundo à parte, no qual ele interage com seres e objetos irreais, ao mesmo tempo em que se ausenta cada vez mais da realidade concreta. Ele pode, assim, vivenciar alucinações, delírios, modificações em suas atitudes, a mente confusa, e nem mesmo percebe que estáagindo de uma forma estranha. Assim, ele não consegue se relacionar normalmente com as outras pessoas, nem realizar seus mínimos encargos do dia-a-dia.
Quando o paciente está fora de um período de crise, ele tem condições de tomar conta de si mesmo, vivendo praticamente de uma forma normal, alimentando sonhos, expectativas, desejos e até se relacionando bem com os outros. Ao surtar, porém, eleparece se transportar para um universo fantasioso, no qual tudo é possível e as contradições convivem sem problema algum. Isto ocorre, geralmente, quando a pessoa está sob pressão, estressada por fatores físicos ou relacionados ao funcionamento do sistema nervoso.
Assim, a psicose tanto pode ser provocada por uma herança genética, quanto por eventos contextuais, psicossociais, com prejuízos nopoder de comunicação e de interação com o outro, no campo afetivo, na esfera mnemônica, na razão, no pensamento, no uso da linguagem, entre outros. Nos casos mais radicais, o paciente perde o contato consigo mesmo, e então precisa de alguém que lhe dê os cuidados básicos, que ele não consegue mais suprir.
Os psicóticos podem, dependendo da intensidade do problema, causar perigo a si mesmos, poispercebem o real de uma forma distorcida, e atuam com base nesta ilusão. Ele também não tem uma clara percepção de si mesmo, do seu contexto, da própria dimensão temporal. Seus sentimentos vão da indiferença à depressão, do medo à raiva.

Entendendo a diferença entre: Neurose e Psicose.
"As psicoses são mais graves e caracterizadas pela perda da noção de realidade (por meio de alucinações edelírios), como a esquizofrenia. E a maioria dos casos é aconselhada internação. Já no caso da neurose, a pessoa não perde a consciência, sabe que está doente, e não é necessário internação, pois consegui viver normalmente".
Lembrando-se que: Uma com neurose, não tratada pode agravar para uma psicose, e assim tornando-se um “câncer” psicológico (crônico).


ALCOOLISMO.
O termo “alcoolismo” aparecepela primeira vez em alemão, no ano de 1852, propagando-se o seu uso em outras línguas dos países da Europa, acompanhando o surto de interesse científico pelo fenômeno social. O alcoolismo é o uso abusivo de bebida alcoólica que chega a criar hábito, dependência ou toxicomania, constituindo problema médico quando altera ou põe em risco a saúde física ou mental, e quando prejudica o rendimento doindivíduo ou de suas relações.
O alcoolismo é uma “intoxicação por álcool ou consequência grave de seu prolongado e excessivo consumo”. A vítima sente necessidade premente de álcool, do qual não consegue abster-se ou, se o consegue isso ocorre com muita dificuldade. Geralmente, o dependente do álcool é incapaz de ajudar a si mesmo a sair do vício.

Como desenvolve alcoolismo:
Um indivíduo podetornar-se alcoolista devido a um conjunto de fatores, incluindo predisposição genética, estrutura psíquica, influências familiares e culturais.


Definimos como alcoolismo:
O consumo de mais de 7 drinks por semana ou a ingestão frequente de mais de 3 drinks por dia nas mulheres (1 drink é igual a uma taça de vinho ou 355ml de cerveja ou 45ml de whiskey) e o dobro disso nos homens. Portanto,mulheres que bebem diariamente duas taças de vinho todos os dias, já estão enquadradas no grupo de alcoolismo pesado.

Benefícios do álcool:
Existem algumas evidências de que o consumo leve a moderado de álcool pode até ser benéfico para a saúde. Porém, ainda não existem grandes trabalhos científicos sobre os efeitos benéficos do álcool, a maioria consiste em pequenos estudos de curto prazo e com...
tracking img