Alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 178 (44380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SUB-ÁREA SAÚDE, TRABALHO E AMBIENTE

ÁLCOOL E TRABALHO: Uma Experiência de Tratamento de Trabalhadores de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro.

KAREN CARVALHO DE CASTRO

Março de 2002

MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SUB-ÁREA SAÚDE, TRABALHO E AMBIENTE

ÁLCOOL ETRABALHO: Uma Experiência de Tratamento de Trabalhadores de uma Universidade Pública do Rio de janeiro.
Mestranda: Karen Carvalho de Castro Orientadora: Professora Doutora Marilena Cordeiro Dias Vilela Corrêa

Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Escola de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz - Sub-área Saúde, Trabalho e Ambiente, como exigência parcial para obtenção de título deMestre em Saúde Pública.

Rio de Janeiro março de 2002

ii

ÁLCOOL E TRABALHO: Uma Experiência de Tratamento de Trabalhadores de uma Universidade Pública do Rio de janeiro.

Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Escola de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz - Sub-área Saúde, Trabalho e Ambiente, como exigência parcial para obtenção de título de Mestre em Saúde Pública.

Aprovadapor:

Professora Doutora Marilena Cordeiro Dias Vilela Corrêa (orientadora)

Professor Doutor Jorge Machado

Professora Doutora Magda Vaissman

iii

Castro, Karen Título: ÁLCOOL E TRABALHO: Uma Experiência de Tratamento de Trabalhadores de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ/CESTHE, 2002 1. Alcoolismo 2. Saúde do Trabalhador 3.TerapiaCognitivo-comportamental I- Dissertação de Mestrado em Saúde Pública II- Sub-área: Saúde, Trabalho e Ambiente

iv

Dedico este trabalho aos meus amados pais Januário e e Ivane, estimulo pelo aos apoio, meus compreensão

projetos. Ao meu amor Morgan pela paciência e pela espera durante minha longa ausência.

v

AGRADECIMENTOS

À minha orientadora Marilena Corrêa pelo apoio, orientação e estímulo. Aoprofessor Doutor Bernard Rangé por me orientar no trabalho de TCC e mostrar que o mundo não é feito só de psicanálise. À amiga Jane Martinez Campos pelo apoio psicológico, sempre minimizando as grandes dificuldades. À amiga Francis Sodré pelo apoio técnico sempre testemunhando momentos difíceis deste trajeto e de outros. Aos alunos do mestrado Saúde, Trabalho e Ambiente, turma 2000, que fizeram denossas aulas e da internet um local mais divertido. À Terezinha Ramos pelo apoio e cuidado maternal. À professora Doutora Magda Vaissman pela sua tese de Doutorado, pelo seu conhecimento e sua alegria. Ao professor Doutor José Mauro Brás de Lima e à enfermeira e diretora da Divisão de Saúde do Trabalhador da UFRJ, Alice Borges, que permitiram minha inclusão na DVST ainda como estagiária. À equipeprofissional da DVST sem os quais não seria possível a concretização deste trabalho. Ás minhas sobrinhas Raissa e Raiane por compreenderem, apesar da pouca idade, a importância deste trabalho. Aos pacientes do grupo de TCC pela confiança que depositaram em mim como psicóloga e pesquisadora. Ao professor Doutor Jorge Machado pela orientação e objetividade. À CAPES, enquanto bolsista de mestrado, oque possibilitou minha dedicação integral ao projeto. À psiquiatra Alice Lacerda, às psicólogas Margarete de Pinho, Mônica Barboza e à assistente social Sheila Matos pelo apoio e compreensão da importância deste trabalho, e pelas reuniões semanais de quarta-feira, ensinando-me novas perspectivas em minha vida profissional.

vi

RESUMO:
CASTRO, Karen. ÁLCOOL E TRABALHO: Uma Experiência deTratamento de Trabalhadores de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Orientadora Prof. Marilena Cordeiro Dias Vilela Corrêa. Rio de Janeiro: ENSP/FIOCRUZ/CESTHE, 2002. Dissertação de Mestrado O alcoolismo é mundialmente considerado um problema de saúde pública, sendo a terceira causa de absenteísmo no trabalho e a oitava causa para a concessão de auxílio-doença pela Previdência Social no...
tracking img