Alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas constituem um problema relevante nas sociedades contemporâneas (BASTOS et al., 2008). Isto ocorre em todos os segmentos da sociedade, não importando a idade e o nível socioeconômico para sua existência entre os indivíduos (LORDELLO, 1998).
O álcool é a substância mais consumida entre os jovens, sendo que a idade de iníciode uso tem sido cada vez menor, aumentando o risco de dependência futura. A ingestão do álcool na infância e na adolescência é hoje um tema importante, dado o consumo cada vez mais frequente dessa substância pela população. Quanto mais cedo se inicia o uso de álcool e tabaco, maior a vulnerabilidade de se desenvolver o abuso e a dependência das mesmas substâncias e, concomitantemente, o uso dedrogas ilícitas (FERIGOLO et al.,2004).
O uso abusivo de álcool por adolescentes é uma questão que preocupa os envolvidos com a educação, uma vez que as consequências desse fato podem gerar sérios prejuízos ao processo ensino-aprendizagem e ao adolescente que abusa. Apesar das diferenças socioeconômicas e culturais entre os países, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o álcool como asubstância psicoativa mais consumida no mundo e também como a droga de escolha entre crianças e adolescentes (VIEIRA et al., 2008).
Portanto, o presente trabalho tem como objetivo contribuir para o debate na busca de um esclarecimento para que possa ser utilizada, sobretudo nas escolas, fatores que levam os adolescentes a iniciar o consumo de bebidas alcoólicas e suas principais conseqüências. Desse modo,conhecer os motivos que levam os adolescentes a abusar do álcool e as consequências deste ato é particularmente necessário para a realização deste trabalho.
O ponto de partida para a realização deste trabalho foi a discussão em sala de aula desde o primeiro dia. Através de temas que precisávamos escolher para trabalhar no semestre, dentre vários temas colocados para sorteio o nosso grupo foisorteado com este “ALCOOLISMO” a cada semana procurávamos nos reunir para leitura de artigos que mostram que o consumo de álcool pelos adolescentes é um fato real e esta situação é especialmente preocupante devido à idade de início ser cada vez menor. Variados fatores de risco como: baixo apego escolar, ter amigos ou familiares consumidores de alguma droga, o estresse e outros, levam a estainiciação.
Esta situação, por abranger um grave problema de saúde pública, não admite soluções apenas no campo da saúde, mas sim deve envolver uma abordagem amplamente intersetorial, que trate dos problemas da violência urbana, das injustiças sociais, das graves desigualdades de acesso à educação, ao trabalho, ao lazer e à cultura (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1989).
Procuramos entrevistar adolescentes e préadolescentes com idade entre 12 e 17 anos de uma escola particular de Natal para saber o grau de conhecimento/envolvimento deles sobre o alcoolismo. Trinta alunos foram selecionados aleatoriamente para aplicação de um questionário.





















REFERENCIAL TEÓRICO

O que é alcoolismo?
O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo eprolongado do álcool. Ele é um dos problemas mais graves de saúde pública e, no entanto, poucos ainda associam o hábito de beber a uma doença. Por ser uma substância lícita, em que a fronteira entre o aceitável e o excesso às vezes é tênue, acaba facilitando a travessia da fronteira entre hábito e vício. E com conseqüências perigosíssimas para a saúde. Para piorar, justamente por não ser ilegal, muitasvezes o problema começa em casa. E com o aval dos pais, no caso dos menores.
Na 60ª Assembléia Mundial de Saúde em 2007,representando os 193 países membros da Organização Mundial da Saúde, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas foi indicado como responsável por 3,7% dos óbitos, relacionado a 4,4% de doenças no mundo. Nas Américas, 8,7% da mortalidade em homens se devem ao alcoolismo crônico...
tracking img