Alcometria

614 palavras 3 páginas
Alcoometria

Alcoometria é a determinação do grau alcoólico das misturas de água e álcool etílico.O uso de álcool etílico é indicado para desinfecção (sob fricção) de superfícies fixas (bancadas,vidrarias,utensílios e equipamentos) e antissepsia da pele (mãos e antebraços), porém, deverá estar rigorosamente dentro da graduação específica para que estabeleça a ação de desinfecção desejada considerando seu poder bactericida. O álcool para desinfecção deverá conter não menos que 76,9º GL correspondente a 76,9º % v/v ou 70% p/p e não mais que 81,4ºGL correspondente a 81,4º % v/v ou 75% p/p de álcool neutro (C2H6O:46,07) a 15º .

Alcoômetro de Gay-Lussac
Areômetro de forma cilíndrica, feito de vidro, aferido a20°C, que consta de três partes características, denominadas lastro, corpo e haste. O lastro é a parte inferior do aparelho, normalmente de forma cônica, contendo no seu interior chumbo ou mercúrio. O corpo é um cilindro oco com diâmetro idêntico ao do lastro e superior ao da haste, podendo ou não conter em seu interior um termômetro químico de mercúrio. A haste é a parte superior do aparelho, de forma cilíndrica e diâmetro inferior ao do corpo.
ºGay Lussac (ºGL = % volume) : é a unidade que determina a quantidade de álcool etílico, em mililitros,contida em 100 mililitros de uma mistura hidroalcoólica.
Alcoômetro centesimal (Alcoômetro de Gay Lussac): destina-se à determinação do grau alcoólico ou da força real das misturas de água e álcool, indicando somente concentração do álcool em volume.O instrumento que determina o grau alcoólico é denominado densímetro indica, imediatamente, o volume de álcool etílico contido em 100 volumes de uma mistura feita exclusivamente de álcool etílico e água.As indicações do alcôometro são exatas somente para esta mistura e à temperatura de 15ºC, na qual o instrumento foi graduado. Se a temperatura durante o ensaio for inferior ou superior a 15ºC, torna-se necessário trabalhar sempre a 15ºC ou fazer correções sobre as

Relacionados

  • Relatorio 05 1
    398 palavras | 2 páginas
  • 2 Relatat rio Laborat rio T cnicas B sicas
    2744 palavras | 11 páginas