Alcenos

Páginas: 6 (1439 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1.Introdução

O presente trabalho grafita em torno dos alcenos, trataremos de explicar a sua fundamentação teórica, a sua origem, no primeiro capítulo e no seguinte falaremos acerca da sua formação.
No terceiro capítulo, vamos mostrar a composição, ano de descoberta e onde podemos encontrar em fabrico a sua composição química. Já no quarto, abordaremos acerca dos seus tipos de ligação efórmulas moleculares.
No quinto capítulo vamos explicar como é atribuído a sua nomenclatura e a seguir as suas propriedades, tanto químicas como físicas. E para terminar vamos falar da sua importância nas nossas vidas.

















2.Fundamentação Teórica

Alcenos, alquenos ou olefinas, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalentedupla (C═C) entre seus átomos de carbono e sua fórmula geral é CnH2n.
O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
Os alcenos diferem dos alcanos pela presença de uma insaturação, uma ligação π (pi), que confere considerável reatividade aos alcenos frente a muitos reagentes comunsde laboratório.
O eteno, ou etileno, constitui o mais simples dos alcenos e se apresenta como um gás incolor e insolúvel na água. Esse gás tem a propriedade de formar líquidos oleosos quando em reação com cloro ou bromo, daí ter sido chamado de gás gerador de óleo. Desse nome surgiu a denominação “olefinas”, empregada para todos os alcenos.
O eteno além de ser o mais simples dos alcenos, étambém o primeiro membro desta série de compostos, onde a sua é de cadeia carbonada acíclica (alifática).

Fig.1
Eteno (C2H4).

3.Formação

O alceno com características mais simples é o etileno, ou eteno, que se apresenta como um gás incolor e insolúvel em água. Quando em contato com cloro ou bromo, o etileno é capaz de formar líquidos oleosos.
Os gases são formados por alcenos de cadeia normalde 2 a 4 carbonos.
Os líquidos são formados por alcenos de cadeia normal com 5 a 16 carbonos.
Já os sólidos são formados por cadeias de 16 carbonos em diante.


3.1.Composição
Descoberto em 1795, o eteno tem sido o alceno referência, chamado gás de cloro oleificante porque produz cloreto de etileno (dicloro-1, 2-etano) que é uma substância de consistência oleosa. É um gás incolor com umodor suave agradável, que pode ser preparado em laboratório com o álcool etílico desidratado por ácido sulfúrico. 

Os Alcenos estão presentes na composição dos plásticos, borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e até mesmo explosivos são obtidos através de alcenos.

3.2.Tipo de Ligação e Fórmulas Moleculares
A principal característica de um alceno é, sem dúvida, a dupla ligação. Todaligação dupla é formada a partir de uma ligação sigma e uma ligação pi. A hibridação do carbono ligado pela dupla é sp2, o que lhe confere uma estrutura geométrica trigonal plana. A energia contida numa ligação dupla carbono-carbono está em trono de 100 Kcal (sigma: 60; pi: 40).
Então, de acordo com a sua distribuição de carbono a fórmula molecular dos alcenos é representada, como nos mostra oquadro abaixo:












4.Nomenclatura
Seguindo as normas da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), os alcenos recebem a nomenclatura levando em consideração o número de carbonos da molécula, assim como nos Alcanos:
Número de carbonos
Prefixo
Prefixo + Complemento (eno)
1
Met
-
2
Et
Eteno
3
Prop
Propeno
4
But
Buteno
Observe que não existe Alcenoconstituído por apenas um átomo de Carbono, pois seria impossível estabelecer uma ligação dupla com um átomo inexistente, já que essa é a condição dos Alcenos: possuir pelo menos uma ligação dupla entre átomos de Carbono.
Logo, para os Alcenos de fórmula C2H4, C3H6 e C4H8 atribuem-se as nomenclaturas: Eteno, Propeno e Buteno, respectivamente.
Para os Alcenos cujo número de carbonos é 5 ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alcenos
  • Alcenos
  • Alcenos
  • Alcenos
  • Alcenos
  • ALCENOS
  • alcenos
  • Alcenos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!