Alcalinidade da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Característica que consiste na capacidade de as águas neutralizarem compostos ácidos, devido a presença de bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos, quase sempre de metais alcalinos oualcalinos terrosos (sódio, potássio, cálcio, magnésio, e outros) e, ocasionalmente boratos, silicatos e fosfatos.
São os bicarbonatos que representam  a maior parte da alcalinidade na água, pois os mesmossão formados em quantidade consideráveis pela ação do dióxido de carbono (CO2) com material básico presente no solo. Em outras palavras, esta variável, alcalinidade, caracteriza a  capacidade deneutralização de ácidos na água, ou seja, mede as bases na água.
Em águas naturais brutas, normalmente a alcalinidade é identificada sob a forma de alcalinidade de bicarbonatos (pH de 4,4 a 8,3) ou decarbonatos, (pH até 9,4). No laboratório, pode-se obter, separadamente, as alcalinidades, (total, em carbonatos e em bicarbonatos).
O encontro da forma de alcalinidade de hidróxidos  ou  hidroxida, (pHmaior que 9,4), não é desejável por ser vinculada à alcalinidade cáustica.
A presença dos bicarbonatos começa a ocorrer com pH acima de 4, 4, e a sua  transformação para  carbonatos inicia-se em pH acimade 7,8; lembrar que são formados primeiro os carbonatos ácidos/bicarbonatos e depois os carbonatos neutros.
Na alcalinidade à fenolftaleína, também chamada alcalinidade cáustica, o ponto de viragemverifica-se a um pH de 8,3 e mede as concentrações de hidróxido (OH -) e de metade dos carbonatos (CO32-) presentes na água.

Metodologia

Materiais
* Pipeta volumétrica de 50 mL
* Balãovolumétrico de 100 Ml
* Pipeta
* Erlenmeyer de 250 mL
* Bureta de 25 mL
Reagentes
* Solução – padrão de carbonato de sódio 0,025 M
* Solução – padrão de ácido sulfúrico 0,01 M
* Indicadorverde de bromocresol – vermelho de metila
* Solução de Fenolftaleína
* Solução de tiossulfato de sódio

Parte Experimental

Utilizando a amostra bruta pipetou-se 50 mL desta transferindo-se a...
tracking img