alca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A ALCA foi criada para ser a maior zona livre de comercio, foi criada em Dezembro de 1994 em Miami, a fase de preparação foi de 1994 à 1998.
A negociação teve inicio em Abril de 1998, e chegaram aoacordo de que iria elevar os níveis de vida, condições de trabalho das Américas e proteger o meio ambiente, e assim descobriram a estrutura sob a qual seria negociadas.
O proposito da ALCA é derepresentar a economia das américas, e seus principais objetivos é de controlar o comercio da américa latina e reforçar as empresas de exportação e importação dos EUA. O controle total da economia de todaa região tem grande potencia do Norte.
Os principais prejuízos que a Alca pode causar são a perda da cultura; muitos países são conhecidos por sua cultura, e sem cultura o país sumirá aos poucos.
OBrasil poderá perder sua soberania com a ALCA, com a submissão econômica cada vez mais ativa, e terá uma dependência politica e cultural a mais dependentes e perderá sua soberania nacional. O dólarpoderia ser a moeda de comercio continental e proibira colônias com suas moedas próprias.
O objetivo politico da criação da ALCA foi a influencia norte americana sobre os maiores estados da região,assim ganhando com disputas com outras grandes potencias como Russia, União Europeia e China por exemplo. E Ao mesmo tempo modificar e impedir a mudança politica econômica latina americana; e assimfacilitaria a atuação das multinacionais norte américas em outros países.
O objetivo militar na criação da ALCA foi colocar sob o controle militar norte americano os estados da américa latina, por meiode acordos que dificultem o desenvolvimento de tecnologias avançadas, muitas de uso militar e civil, além de diminuir seu armamento comercial, e por fim reduzir as forças armadas de ordem interna,transformando-as em forças policiais.
O maior objetivo econômico com a criação da ALCA foi controlar o território econômico nas américas com livre comercio, mas sem livre circulação de mão de obra,...
tracking img