alca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 ALCA
O que é 
No ano de 1994, foi assinada, por 34 países da América, a carta de intenções que cria as diretrizes para a implementação da Alca. A formação de um bloco econômicode livre comércio nas Américas, tem por objetivo eliminar, paulatinamente, as barreiras alfandegárias entre os países. Em função do bloqueio econômico que sofre, imposto pelos EstadosUnidos, Cuba não faz parte deste acordo. O projeto de formação da Alca está parado desde novembro de 2005, quando ocorreu a última Cúpula das Américas.
Países membros da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas):Se entrar em operação, a ALCA será composta por 34 países. Em função do embargo econômico, imposto pelos Estados Unidos, Cuba não poderá fazer parte deste bloco econômico.
- Brasil - Guiana -Dominica
- Chile - Peru -República Dominicana
- Argentina - Bolívia - São Cristóvão e Nevis
- Equador - Honduras - Costa Rica
- Venezuela - Belize - Santa Lúcia
- Colômbia- Guatemala - Haiti
- Uruguai - Nicarágua - São Vicente e Granadinas
- Antígua e Barbuda - El Salvador - Jamaica
- Trinidad e Tobago - Granada - Paraguai
- Bahamas - Barbados -Suriname
- México - Canadá - Panamá - Estados Unidos
Principais objetivos da ALCA:
- Eliminar gradualmente as barreiras alfandegárias para grande parte dos itens comerciais entreos países membros Esta seria uma forma de aumentar e dinamizar as relações comerciais entre estes países; - Formação de uma área de livre comércio composta pelos países membros; -Estabelecimento de regras globais sobre patentes, direitos autorais e marcas registradas; - Aumentar a circulação de serviços dentro do bloco econômico.- Criação de mecanismos e procedimentos jurídicos, alfandegários e comerciais facilitadores, que possam aumentar as relações comerciais entre os países membros da Alca....