Album de histologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atlas histológico

2011

Roteiro de Aula Prática

Aula 0: introdução

1. Identifique as partes do microscópio. Onde é feito o foco? Onde podemos ampliar a observação? Onde podemos controlar o fluxo luminoso? Onde podemos mover a lâmina?

2. Identifique na lâmina de raiz de cebola as diferentes fases da mitose.

******** *************** **************** ******************************* ****************

Aula 1: tecido epitelial 1. a) Observe a lâmina de rim. Procure identificar os túbulos renais. Como podemos classificar morfologicamente esse epitélio?

b) Identifique uma cápsula de Bowman. Como classificamos o epitélio que forma o folheto parietal dessa estrutura?

c) Procure identificar na pelve renal ou em uma lâmina de bexiga o urotélio. Fotografe-o eidentifique-o. Na Pelve Renal:

2. a) Na lâmina de pênis, procure identificar os epitélios da superfície externa (pele) e a mucosa da uretra. Classifique-os.

3. Identifique na lâmina de artéria e veia o endotélio que reveste os vasos. Como classificamos esse tipo de epitélio?

4. Na lâmina de traquéia, procure localizar o epitélio. Que estruturas se destacam na superfície apical dessas células?Classifique o epitélio.

5. Identifique e classifique o epitélio do esôfago.

Epitélio de revestimento: estratificado pavimentoso não-queratinizado

Aula 2: tecido epitelial (conclusão) e conjuntivo 1. a) Observe a lâmina de intestino (jejuno, íleo ou cólon). Procure identificar as células epiteliais cilíndricas. Qual o nome desse epitélio? Cite uma característica importante da morfologia dessacélula, que reflete em sua função. Neste tipo de epitélio as células cilíndricas, desempenham funções de secreção e absorção, apresentam especializações de superfície livre (região apical).

b) Além das células epiteliais absortivas, que outras células vemos junto ao epitélio? As células caliciformes são glândulas unicelulares exócrinas envolvidas na produção de muco.

c) Procure identificar nalâmina própria os plasmócitos. Eles se destacam por seu núcleo em formato de mostrador de relógio analógico. O que essas células produzem, e por que elas se localizam ali? Como se classifica o tecido conjuntivo que compõe a lâmina própria? Estas células produzem anticorpos, localizam-se em lugares sujeitos à penetração de bactérias (como o intestino e a pele).

2. a) Na lâmina de pele espessa,procure identificar, no epitélio, o estrato espinhoso. De que estrutura ali presente deriva o nome dessa camada de células? Localize na fotomicrografia que você produziu. O estrato espinhoso são células de forma irregular, apresentam prolongamentos citoplasmáticos, mantidos pela presença de tonofilamentos que se unem, através de desmossomas, as células entre si, responsáveis pelo aspecto espinhosodas células.

b) Observe a derme. Quais fibras se destacam nessa preparação histológica? E quais as células que podemos observar entre essas densas fibras?

Fibrócitos

c) Tente identificar as glândulas sudoríparas nas camadas inferiores da derme. Por que elas adquirem o aspecto observado? Classifique-as. Glândulas sudoríparas écrinas, que são distribuídas por toda a superfície do corpo.Elas produzem suor que é composto em sua maior parte de água com vários sais. Essas glândulas são usadas para a regulação da temperatura do corpo. Glândulas sudoríparas apócrinas, que produzem o suor que contém materiais gordurosos. Essas glândulas estão principalmente presentes nas axilas e em volta da área genital e sua atividade é a principal causa do odor do suor, devido às bactérias quequebram os compostos orgânicos no suor dessas glândulas.

d) Tente identificar na lâmina de pele fina uma glândula sebácea. Classifique-a quanto ao padrão secretório. As glândulas sebáceas secretam uma substância oleosa chamada sebo.

3. Identifique na lâmina de orelha as fibras elásticas.

4. Identifique na lâmina de fígado corado com prata as fibras de colágeno III ou reticulares.

5....
tracking img