Albinismo

Páginas: 2 (500 palavras) Publicado: 8 de maio de 2012
Albinismo
O albinismo é uma alteração genética que ocorre nos seres vivos, afetando-lhes a pigmentação. É a condição de natureza genética em que há um defeito na produção de melanina pelo organismo.Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos. Também aparecem equivalentes do albinismo nos vegetais, em que faltam alguns compostos corantes, como ocaroteno e nos animais.
Causa
Segundo o dermatologista Roque Rafael de Oliveira, o organismo humano fabrica a melanina nas células conhecidas como melanócitos ou melanoblastos. Esta substância é aque da cor aos olhos, à pele e aos cabelos. "Nas pessoas albinas, a quantidade de melanina varia de zero a um valor praticamente normal" afirma.
Diagnóstico
Para as pessoas que possuem estaalteração genética, não há quantidade suficiente de melanossomas disponíveis nas células da pele para combater os raios prejudiciais.
Sintomas
A falta resultante de melanina deixa a pele vulnerável aosdanos do sol, aumentando o risco de queimaduras e de câncer de pele. Vale destacar que alguns albinos apresentam estrabismo, que está relacionado ao desvio dos nervos ópticos.
Tratamento
Até agora,não existe nenhum tratamento para reverter o albinismo. Ainda não foi descoberta uma forma de suplementar a melanina ou de forçar o corpo a produzi-la. A pele não pode ser escurecida e a anatomia dosolhos não pode ser totalmente corrigida. Mas nem tudo está perdido, pois existem tratamentos disponíveis para as complicações decorrentes do albinismo. Com o tratamento precoce, os oftalmologistas podemmelhorar radicalmente a visão.
É fundamental que as pessoas com albinismo protejam a pele contra o sol. A proteção não significa se esconder do sol, mas sim se proteger. No entanto, a melhor forma defazer isso é controlar a exposição solar. Segundo Roque, os albinos precisam evitar a exposição ao sol entre 10 horas e 16 horas e tomar cuidado com a areia, que refletem os raios do sol. Ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • albinismo
  • albinismo
  • Albinismo
  • Albinismo
  • albinismo
  • Albinismo
  • albinismo
  • Albinismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!