Alberto tosi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O livro de Alberto Tosi trás como idéia, uma ‘organizacional central’ que foi criada em primeiro momento uma relação básica entre os pensadores que também, assim como outros, se constituem de variados modos em suas principais idéias, mas que neste livro, especificamente, o sentido da educação esta como modo primeiro.
De forma introdutória, assimilo resumidamente,caracterizando os pontos principais, dentro desse sentido pedagógico, os pontos entre, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
Assim, seguindo para a última parte do texto como análise, em segundo momento, verificará as principais idéias desses, que assimilaram as anteriores, dos já mencionados, e que agora complementam ou criam, usando como base ou idéia principal, para se apresentarem com novasconcepções, respeitando pelo modo ou época em que estão inseridos. São eles, Pierre Bourdieu, Antônio Gramsci e Karl Mannheim.




























Sociologia Da Educação


Na primeira parte ele cita uma abordagem da sociologia, coloca em discussão ainda o capitalismo do Marx.
Nessa primeira parte do texto ele nos faz pensar educação como uma modalidade clássica ecoloca que a sociologia da educação é tão antiga quanto à própria Sociologia.
Para Durkheim, a educação é essencialmente o processo pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade, ou seja, educação é socialização
Citando os três autores clássicos, Alberto Tosi coloca no texto o modo Marxista de pensar em educação como emancipação, o modo Weberiano de racionalização da vida social e o vinculomoral de Durkheim.
Ele cita Florestan, onde o próprio coloca a educação escolar, na qual viver coletivamente e individualmente é a base de qualquer educação. A educação permite organizar a vida cotidiana, a desenvolver a personalidade, na qual é construída socialmente.
Para Florestan as práticas educacionais são ações empreendidas com a finalidade de educar, nas quais se dividem em: Técnicasaplicadas, normas vigentes e valores compartilhados pelo indivíduo.
Para ele a educação adequada é a educação própria ao meio moral que cada um compartilha. Você aprende a ser um membro de sua classe, de seu grupo, de sua casta, de sua profissão, enfim, de seu meio moral.
Aprender a ser um engenheiro, por exemplo, para Durkheim, não é simplesmente aprender a fazer plantas ou calcular volumes deconcreto. Assim como aprender a ser médico não se limita a aprender a cortar barrigas ou serra ossos.
Aprender a ser médico ou engenheiro significa aprender a agir na vida como médico ou engenheiro, significa aprender, a relacionar-se com os outros a partir desta ou daquela profissão.
Já na segunda parte do texto, o autor coloca-nos algo a ser questionado colocando como exemplo um samba de Paulinhoda Viola. Na canção de Paulinho ele coloca que é um sujeito malandro, que vive de crime e é preso toda hora.
Mas o compositor Paulinho não atribui a malandragem de seu personagem a qualquer falta de caráter e sim acaba culpando o sistema no qual não lhe dá oportunidades de sobrevivência, sustento, moradia e educação. Sobrando como opção a marginalidade.


Educar é antes de tudo mais,organizar a experiência dos indivíduos na vida cotidiana, desenvolverem-lhes a personalidade e garantir-lhes a sobrevivência. As ações empreendidas com a finalidade de educar estão diretamente relacionadas às normas sociais vigentes e aos valores compartilhados pelos indivíduos, no contexto de determinada sociedade, de determinada cultura e de determinado tempo histórico. Se as regras do mundo social jáestão prontas quando nascemos, a vida que vivemos na relação com os outros nos convida a mudá-las, e nós de fato as mudamos, mesmo que não percebamos, mesmo que apenas as gerações seguintes sintam os efeitos da nossa intervenção.
A sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve com o advento do capitalismo. Por causa desta marca de nascimento, a reflexão sociológica, que aparece na...
tracking img